Descubra os 7 pecados capitais na hora de educar filhos

Educar filhos- Conhecida por nós como “tarefa” de amor <3

Olá navegantes, recentemente falamos aqui em nossa Arca, sobre esta linda “tarefa” de amor, que cabe a nós pais realizarmos (de educar filhos). O psicólogo Alex compartilhou  algumas dicas conosco, se você ainda não leu este post vale muito a pena ler aqui.

E hoje mais uma vez vamos falar sobre esta tarefa, pois aprender nunca é demais, concordam?

Acompanhe as dicas da pedagoga Tatiane Marcondes e descubra se você está praticando os 7 pecados capitais na hora de educar os filhos.

Talvez você esteja praticando os 7 pecados capitais , fique de olho

educar filhos
Educar filhos- Você precisa ter domínio próprio

Olá pessoal é um prazer compartilhar conhecimento e experiências com vocês, também faço parte deste mundo. Fora a experiência profissional, sou mãe de duas meninas, elas são minhas jóias.

O que o carinho, atenção e amor podem fazer na vida de uma criança? 

Como educadora e mãe acredito que o equilíbrio é fundamental na criação dos filhos e que quando a criança recebe o devido afeto e atenção isso irá se refletir no seu desenvolvimento físico e psíquico; mas é importante salientar alguns exageros que prejudicam e muito as crianças.

Veja quais são os 7 pecados capitais na hora de educar filhos

educar filhos
Educar filhos- Você precisa ser resiliente

Listei abaixo 7 itens, o qual considerei como pecados capitais, que pode estar prejudicando a sua eficácia, nesta “tarefa” de amor.

Lembre-se, avaliar-se faz parte, todos os dias podemos aprender um pouquinho mais, veja:

#1 Ansiedade

Que mãe nunca ficou ansiosa pelas primeiras palavras de seu filho? Ou pelos primeiros passos?  Mas não exagere, pais excessivamente preocupados geram filhos ansiosos e isso pode ocasionar problemas futuros para os filhos. Lembre-se: há tempo para tudo.

#2 Permissividade

Muitos pais não exercem autoridade sobre seus filhos por acharem que estão sufocando-os, tornando-se “pais permissivos”; só que crianças criadas sem consciência de limites se tornam adultos frustrados.

#3 Falta de comunicação

No mundo de hoje, altamente tecnológico, alguns pais não param mais para olhar nos olhos de seus filhos enquanto falam.  A comunicação verbal e não-verbal (o toque, o olhar,o sorriso…) são essenciais para o desenvolvimento da inteligência emocional em seus filhos.  Pense nisso!

#4 Mentira

Parece  estranho falar sobre a mentira, mas quantos pais mentem para os filhos na tentativa de ludibria-los? Esse não é o caminho para educa-los, ao fazerem isso os pais caem em descrédito e os filhos passam a não mais confiar em seus pais.

#5 Falta de correção

Algo que ensino constantemente para as minhas filhas é que errar é humano.  Todos nós erramos, e o erro faz parte da nossa construção como ser humano.  Mas é importante salientar que quando erramos, devemos assumir nossos erros e suas consequências.  Desse modo a criança aprende a ter responsabilidades mediante a suas escolhas.

#6 Negatividade

As vezes os pais, sem perceberem, fazem comparações entre filhos ou entre outras crianças de seu convívio social. Isso é um grande erro, pois muitas vezes expõem seus filhos e fazem com que construam uma imagem negativa de si mesmos. Outra forma de expandir essa imagem negativa são com palavras que ressaltam suas dificuldades e limitações.  Não se esqueça ninguém é perfeito, busque destacar os pontos positivos de seus filhos!

#7 Superproteção

Pais que resolvem os problemas de seus filhos, mesmo sendo algo que as crianças são capazes de resolver e que ficam sempre se intrometendo em suas decisões são chamados “pais helicópteros”, pois ficam sobrevoando os filhos para evitar que sofram e ao menor sinal de perigo, logo agem em prol dos mesmos.  Pais superprotetores geram filhos inseguros, dependentes e incapazes de resolver seus conflitos.

Esta tarefa exige amor

educar filhos
educar filhos- exige amor e +amor ( Foto By Dois por um)

A Tati é uma amiga e quando convidei ela para compartilhar experiências conosco, sabia que ela faria isso perfeitamente. Admiro muito a educação das filhotas dela <3.

Como mãe de primeira viagem, sempre me preocupo em observar quem realiza esta “tarefa” de amor. Não para julgar ou comparar, mais sim para aprender. E se você como eu já tenha cometido alguns destes erros que a Tati compartilhou, saiba que pode sim voltar atrás e retomar o processo (educar filhos) de maneira eficiente e eficaz.

Um beijo e até a próximas

Tatiane Marcondes

Tatiane Marcondes

Sou mãe de duas meninas, pedagoga, pós-graduada em arteterapia e professora da rede municipal de Hortolândia há 15 anos.

Comentários no Facebook