Alimentação saudável infantil-Descubra o que significa realmente?

Alimentação saudável infantil

Olá Mamys! Nós sabemos que ter filhos que comam de tudooo, principalmente legumes, verduras e frutas, é sonho de toda mãe.

Acredito que a alimentação é como a amamentação, um gesto de amor que carrega o cuidado e o afeto.

Muitas mamães sofrem quando passa para a fase do garfo e da colher…

Algumas acabam cedendo, por inexperiência ou medo da criança ficar sem comer. Convidei a Dra Isis, para nos instruir o que de fato é uma alimentação saudável infantil.

Alimentação é, acima de tudo, um gesto de afeto e carinho

alimentação saudável infantil
alimentação saudável infantil

Olá mamães é um prazer poder compartilhar informações com vocês, com o propósito de contribuir com a saúde do seu filhote.

Então separei um tema especialmente para vocês, vejam a seguir:

Posso oferecer ao meu bebê alimentos industrializados ricos em açúcares?

A resposta é NÃO! Deve-se evitar essa oferta principalmente para crianças menores que 2 anos de idade, mas porque Nutri? Eles agradam tanto o paladar do meu filho..

O açúcar presente principalmente em balas, pirulito, chocolate, iogurtes adoçados, refrigerantes entre outros, não exerce papel sobre o processo de crescimento e desenvolvimento infantil, sendo portanto totalmente dispensável.

Influências nos hábitos futuros

O bebê já nasce com uma certa “preferência” pelo doce, pois o leite materno primeiro alimento oferecido contém a lactose, ou seja de certa forma a criança já faz ingestão do açúcar. Já foi mais que estabelecido por órgãos competentes que, os primeiros alimentos oferecidos nos primeiros 900 dias de vida irão influenciar os hábitos futuros, os quais ele irá levar para o resto da vida.

E as vontades que surgem?

O bebê não tem o poder de escolha como você mamãe, de saber o que é melhor ou não, portanto ofereça sempre o melhor! Aquela frase “mas ele sente vontade”, NÃO! Não se tem como sentir vontade de algo que nunca foi provado por ele, o que ele sente é curiosidade, ele se sente atraído, atraído pela cor, pelo formato, ou até por ver outras pessoas da família consumindo aquele determinado alimento.

Obesidade infantil

Alimentos ricos em açúcares, corantes, aromatizantes, acidulante, entre outras substâncias carregam calorias que não apresentam nutrientes necessários á saúde do bebê, e predispõem á vários problemas, entre eles principalmente a obesidade, e o organismo do bebê ainda não é preparado para receber determinadas substancias presentes nesses industrializados, o que pode ocasionar infecções, alergias, entre outros problemas mais graves.

Sobrepeso

O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo cresce cada vez mais, e poderia chegar segundo a ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Sindrome Metabólica) a 75 milhões, pela primeira vez a preocupação é que as crianças que nascem hoje vivam menos que seus pais, e alimentação tem papel fundamental nessa estatística.

E ai mamãe mesmo assim, acha que vale a pena??

Sem contar que o excesso de açúcar, faz com que a criança não sinta de fato o sabor do alimento, e a criança passe a rejeitar outros alimentos no futuro…

Resumindo

alimentação saudável infantil
alimentação saudável infantil

Portanto mamães, fiquem de olho! Alimentação saudável infantil é também um ato de amor, atenção a oferta de alimentos!

Procurem um Nutricionista, somente ele é capaz de mostrar as melhores escolhas alimentares, nas diferentes faixas etárias.

Fontes de consulta utilizadas: Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Pediatria, Associação Brasileira de Nutrição.

PS: Se você tiver com dúvidas no que servir para o seu filhote, temos um post aqui na Arca com dicas de comidinhas saborosas e saudáveis, vale a pena você ler <3

Isis De Carvalho

Isis De Carvalho

Dra Isis de Carvalho CRN-3: 44824 nutricionista Clínica e Esportiva.Especialista em Fisiologia pela Universidade Federal de São de Paulo – Experiência no acompanhamento alimentar infantil.
E-mail Isis.nutricao@gmail.com
Contato: 19- 4126-0022/ 19-99701-3803

Comentários no Facebook