Antibiótico estraga os dentes de leite do bebê? Verdade ou Mito ?

 Dentes de leite x Antibióticos

Olá navegantes , recebemos várias dúvidas a respeito de antibióticos , se eles causam ou não danos aos dentes de leite dos bebês.

A verdade é que nenhuma de nós gostamos de dar antibióticos para os nossos bebês, melhor seria se eles nunca ficassem doentes, não é mesmo?

Quando eles ficam doentes temos vontade de “assumir a dor” ou tirar com “a mão”, mas não é assim que acontece. E para resolver estas dúvidas convidamos  a Dra Érica para esclarecer alguns “achismos” que as vezes ficam borbulhando em nossa mente.

É verdade que o uso de antibiótico durante a infância causa cárie ou enfraquece os dentes?

dentes de leite
Dentes de leite – Eles merecem cuidado também

Olá navegantes, já me sinto da casa, adoro compartilhar experiências com vocês<3, então vamos esclarecer as dúvidas 😉 .

Desmistificando muitas histórias, antibióticos não causam cáries, apesar das pessoas relacionarem o uso deste medicamento à presença de cáries.
As pessoas costumam dizer “meus dentes são amarelos porque na infância eu tomei muito antibiótico”, ou ainda “meus dentes são muito fracos porque tomei muito antibiótico quando pequeno”.

Isso não tem relação direta!

O único antibiótico que poderia causar algum problema  é a Tetraciclina, que pode causar manchas marrom-acinzentada na estrutura dentária. E mesmo assim, é importante ressaltar que essas alterações só ocorrem se a tetraciclina for utilizada no período em que os dentes estiverem em processo de formação.
Seu uso quando os dentes já estão formados ou presentes na boca não causa dano algum ao dente. E é por esse motivo que ela é contra-indicada para gestantes, lactantes ou crianças de até 8 anos de idade.
Vale ainda ressaltar que a tetraciclina pode apenas manchar o dente, mas não irá “enfraquecer” a estrutura dentária.

O que pode causar cárie ?

dentes de leite
Dentes de leite -img:www.uniodontojp.com.br

O que pode causar cárie é a presença de  açúcar contida em muitos antibióticos e medicamentos infantis, geralmente são:

  • xarope, suspensão oral, ou qualquer outra forma de apresentação líquida.

Os medicamentos indicados para crianças tendem a ser mais adocicados e ter sacarose (açúcar) na fórmula para que as crianças aceitem melhor o remédio.

Não somente o açúcar, mas outros componentes da fórmula dos medicamentos tem alta acidez. O que favorece a perda da porção mineral da estrutura dentária e iniciar o processo da formação da cárie.

#A higiene bucal,mesmo que sejam os dentes de leite precisa acontecer, não é uma opção.

dentes de leite
Dentes de leite precisa de escovação

Outro ponto importante é que os pais acabam ficando com “dó” e não realizam a higiene bucal quando elas estão doentes. Assim, elas ingerem o medicamento e dormem sem escovar os dentes. Com isso, o risco de ter cáries aumenta.
O ideal seria escovar os dentinhos, ou ao menos oferecer água a criança após administrar o medicamento, para que o açúcar não fique na superfície dos dentes.

Isto favoreceria o aparecimento de cáries.

No caso de bebês, devemos limpar os dentes de leite com uma fralda de tecido ou gaze umedecida em água filtrada.Se tiver dúvidas sobre limpeza dos dentes de leite leia aqui: Como fazer higiene dos dentes de leite.

Agora que já esclarecemos os mitos e verdades

Mamães que nos escreveram a respeito deste assunto, esperamos que todas as dúvidas foram esclarecidas. Se continuarem com alguma dúvida especifica entrem em contato conosco, que faremos contato com a Dra, será um prazer ajudar vocês, neste processo de nascimento dos dentes de leite.

Um beijo,fiquem com Deus! <3

 

Erica Gomez

Erica Gomez

Cirurgiã-Dentista formada pela UNESP.Especialista em Ortodontia e Implantodontia. Telefone: (19)3217-6601; (19)98897-7243 (Whatsapp) Facebook: Construindo Sorrisos Monte Mor/E-mail: construindosorrisos@hotmail.com Consultório: Avenida Jânio Quadros, 1053-A. Centro, Monte Mor.

Comentários no Facebook