Como aliviar tosse seca noturna infantil, veja estas dicas!

Como aliviar tosse seca noturna infantil- dicas para acabar com a famigerada!

Olá mamys, hoje vim falar de um assuntinho que nos incomoda, a tosse seca infantil. Por conta da mudança climática, ora frio, ora calor os nossos pequenos acabam sofrendo.

Conversando com a pediatra do Biel ela me disse que a tosse é um sintoma comum na prática pediátrica e um dos grandes problemas que os papais e mamães de crianças pequenas enfrentam. E isso é uma verdade!rs

Elas incomodam sempre a noite, por isso separei algumas dicas que tenho feito em casa e tem ajudado muito.

A famigerada tosse seca infantil a noite

como aliviar tosse seca noturna infantil
como aliviar tosse seca noturna infantil

Eu sei bem como incomoda, não somente pelo desgaste físico das noites mal dormidas ou passadas em claro. Vendo os filhotes tossirem desesperadamente e parece que nada resolve.

Muitas vezes na ânsia de resolver logo, porque parece que vai machucar um monte a gargatinha de tanto tossirem, desejamos um santo remédio que resolva em segundos.

Nas farmácias existem uma gama de xarope para tosse seca, e a maioria conseguimos sem passar pelo pediatra, o que de fato eu não aconselho. Será que vale a pena mesmo tanta medicação? Existe alguma medicação eficaz para acabar com a famigerada da tosse?

Eu pensava que sim, até “levar um puxão” de orelha =)

Já falei em outros post aqui no Blog, sobre a pediatra do Biel. Um belo dia levei o Biel para realizar uma consulta. Eu precisava de um remédio para aliviar a tosse seca e ela educadamente me explicou o seguinte:

  • Vou te deixar triste, mas nenhum xarope é eficaz para “curar” a tosse seca infantil. Você sabe o que é a tosse? Ela é um mecanismo de defesa do organismo, ou seja, ela quer jogar para fora aquilo que está incomodando, como secreção nas vias aéreas. As medicações ajudam aliviar ou “sedar” a tosse, porém não é indicado por conta dos efeitos colaterais. A industria farmacêutica é agressiva nas propagandas e muitas mamães acabam se iludindo com a solução, trazendo para casa muitas vezes sem falar com o médico, algo que não é bom para criança.

E vejam que explanação excelente a Dra Debora Kalman do canal Dr Ajuda, fez sobre a tosse infantil e a utilização de medicamentos (xaropes para tosse).

Importante Mamys

A tosse seca infantil, que estou falando aqui é aquela que vem de um resfriadinho, ou gripe sabe? Tosse simples! Não estou falando de casos mais sérios que apresenta febre prolongadas, ou outros sintomas que percebemos que a criança de fato não está bem.

É sempre importante frisar que o pediatra da criança deve ser consultado, para que a criança tenha uma avaliação. É péssimo carregarmos a dúvida: tosse seca infantil, o que pode ser?

E para ajudar você, mamys que sofre com esta famigerada tosse, separei as dicas abaixo:

4 dicas de como aliviar tosse seca noturna infantil

como aliviar tosse seca noturna infantil
como aliviar tosse seca noturna infantil

Estas dicas que vou compartilhar com vocês, aprendi com a própria pediatra do Biel, para estes casos de tosse simples. Eu faço, e sempre dá super certo, vamos lá?

1- Água, para sempre a melhor amiga =)

A tosse seca irrita as vias aéreas, a água ajuda hidratar, por isso quanto mais água, melhor! Nestes casos é muito importante o aumento da oferta de água e líquidos no geral para a criança.

Se a criança ainda não bebe água porque mama no peito, é importante mamãe que você se hidrate e ofereça mais vezes o mamá para a criança.

2 – O bendito nariz

Parece uma coisa né? É bem a noite que ele “entope”!rs A criança fica irritada, não dorme. O que ocorre é que ao deitar, gera um acúmulo de secreção e ocasiona a tosse. Então é bom colocar a criança em um travesseiro um pouquinho mais alto. Outro ponto importante é lavar bem o narizinho, se o filhote for muito pequenino, utilize o conta gotas ou seringas, nos maiorezinhos, spray ou seringas, a frequência várias vezes ao dia. Acredite, auxiliará muito no alívio da tosse.

Obs: Lavar com soro fisiológico.

 3 – Mel, o fiel escudeiro

Antes de começar a falar sobre o mel, vale frisar que é para crianças maiores de 1 ano, ok?

Em 2012 a revista científica Pediatrics publicou um estudo sobre efeito do mel na tosse noturna, e a contribuição dele na qualidade do sono das crianças. Eu vi este estudo na Revista Crescer

E em casa funciona muito bem! Tem uma casa do Norte aqui pertinho, onde encontro o mel puro e também um melaço de Guacuo e ervas naturais. O mel eu coloco no leite quentinho para o Biel, e o Melaço de Guacuo eu dou como se fosse um xarope na colherzinha.

como aliviar tosse seca noturna infantil
como aliviar tosse seca noturna infantil

4 – Inalação, também mui amiga!

Para você que tem o aparelhinho de inalação, utilize bastante! Eu sei que algumas mamães sofrem porque a criança não para, chora e esperneia. Mas supere isso e faça!

Em casa o Biel não dá trabalho, coloco o desenho preferido dele, e falo que ele está me ajudando e ele faz (graças a Deus). Esta inalação que menciono é com soro fisiológico tá, lembre-se estamos falando de tosse simples.

No começo quando fazemos, parece que a tosse aumenta, mas é normal! Pois vai soltar secreção, mas com a criança conseguindo soltar o catarro, depois vem o alívio (delas e nosso!).

Inalação no chuveiro

Se você não tiver o aparelhinho de inalação, não se desespere! Você pode fazer inalação no chuveiro, vou te explicar como:

Deixe o banheiro ficar bem enfumaçado, com chuveiro ligado, fique com a criança dentro do banheiro para ela inalar aquela fumacinha umedecida. Isso também auxiliará no processo de soltar o catarro. Eu faço em casa e também dá super certo.

 

Ela vai embora!Ah, se vai! =)

como aliviar tosse seca noturna infantil
como aliviar tosse seca noturna infantil

Mamys, espero que estas dicas ajudem vocês, e força, que acaba dando tudo certo! E a famigerada tosse seca noturna, vai embora sim! =) .

Se você está sofrendo com outro probleminha comum, entre as mamães também que são as cólicas dos bebês, tem uma dica mara de uma mamãe, leia este post aqui.

Valéria Queiroz

Valéria Queiroz

Mamãe de um menino fofo (Biel), publicitária, diretora comercial da Nairuz, bem humorada, acredita que a família é a base de tudo.Foi fisgada por este universo de amor sem medidas, quando ficou gravidinha, desde então mergulhou na maternidade e ama estar conectada com todos que não conseguem manter os pensamentos longe deste assunto.
“O universo mamãe é algo incrível”.

Comentários no Facebook