Psicologo, pai, Alex Marcondes compartilha “fórmula” para auxiliar na educação dos filhos

Educação dos Filhos uma tarefa de amor

educação dos Filhos

Olá navegantes, hoje vamos falar sobre a educação dos filhos, assunto que chamamos de “tarefinha de amor”.

Nós como pais procuramos fazer tudo que está ao nosso alcance, para que eles cresçam firmados em uma base sólida. Fazemos de “tudo” para que futuramente eles construam uma vida de valor.Mas a nossa rotina é uma loucura, independente se trabalhamos fora ou em casa. Nos preocupamos em encaixar todas as tarefas para que tudo ocorra na mais perfeita ordem.

E quando paramos um tempinho para refletir, percebemos que existe um punhado de coisinhas que fazemos ao tentar educar as crianças e que simplesmente não ajudam.  Então, acabamos colocando a responsabilidade destas “coisinhas”, sobre o tempo que temos para cumprir todas as tarefas diárias.

E  para falar melhor sobre este assunto convidamos o Dr. Alex, ele irá compartilhar algumas dicas para termos sucesso nesta “tarefa de amor”, educação dos nossos filhos <3

O tempo como aliado no sucesso para educação dos Filhos

educação dos Filhos
Tenha tempo livre pra passar com quem você ama.

Olá navegantes é um prazer compartilhar um pouco de experiência com vocês. Tenho certeza que poderá auxiliar nesta “tarefa de amor”, que é a educação dos nossos filhos…

Nos dias atuais em meio a tanta responsabilidade, nos deparamos com a seguinte situação:

Como podemos dedicar tempo para educação de nossos filhos? Mas, antes de tratarmos diretamente deste assunto, convido vocês a pensarem sobre momentos inesquecíveis,  os quais fizeram parte de nossa infância.

Quem nunca se deitou no chão ao lado dos pais para observar as estrelas e nomeá-las?Ou talvez tenha a vaga lembrança de ficar sobre os ombros dos pais brincando de cavalinho?

Estes momentos compartilhados com nossos pais ficaram marcados em nossa memória! E será que durou muito, foram horas ou apenas minutos?

Este é o ponto que gostaria de tocar…

  • Quanto tempo seria necessário para que pudéssemos deixar nossos filhos (as) felizes?
  • Qual seria a melhor forma de utilização do tempo para que pudéssemos  alegrar nossos filhos(as)?

Quantidade X Qualidade

educação dos Filhos
Nunca ninguém se arrependeu de passar tempo demais com quem ama

O papel fundamental para nós pais é zelar pela qualidade de vida dos filhos.  Esta qualidade não esta relacionada com a quantidade de horas que passamos com eles, mas  sim pela qualidade do tempo dedicado.  As crianças ao contrário do que muito de nós pensamos, são muito observadoras.

Sei que as solicitudes cotidianas deste mundo capitalista em que vivemos, faz desaparecer muito do nosso precioso tempo.  E se não bastasse também sugam nossas forças, mas nós pais somos responsáveis pela educação dos filhos.

Então valorize o tempo dedicado aos seus filhos, para que eles sejam marcantes e gerem bons frutos.

Dica para começar o ano com uma atividade com filho(a)

educação dos Filhos
As pessoas dizem que a vida é curta, mas talvez a vida seja longa e cheia de oportunidades…

Atividade: DESFILAR O CARÁTER

Vá a uma floricultura junto a seu filho para escolher uma muda de flor ou sementes, quando estiver escolhendo explique a ele que está escolhendo uma planta que fará com que se lembre das qualidades de seu caráter.

Procure um local e plante ; dedique-a como uma lembrança e uma representação de seu filho  das qualidades positivas que você escolheu, promova o cuidado.

Quando as flores se abrirem, lembre seu filho dessas qualidades, e comente seus sentimentos a respeito de seu crescimento como pessoa.

Deixe secar algumas flores e faça um arranjo para usá-las como decoração no quarto de seu filho para confirmar suas qualidades quando a planta não estiver com flores, você pode cultivar novamente as flores como medida de afirmação sobre suas qualidades.

E o que aprendemos com o Dr Alex hoje Mamães e Papais a bordo?

O nosso tempo devido a diversos fatores é escasso, o dinheiro é necessário, embora não seja a base de tudo e muito menos de amor, o cansaço faz parte da nossa rotina, mas que o tempo dedicado com qualidade aos nossos filhos, são preciosos na educação e respeito com eles.

Um abraço!

Alex Dias Marcondes

Alex Dias Marcondes

Psicólogo Clínico com experiência em Psicodiagnóstico infantil e Saúde Publica.
Foi eleito profissional da saúde em 2016. E-mail (alexdias.psicologo@gmail.com) cel:19-98730-7829.

Comentários no Facebook