Dicas para ensinar o seu bebê a falar-Aguente o blá blá :)

Dicas para ensinar seu bebe a falar - como estimular o bebe a falar

Compartilhando segredinhos para ajudar no falatório- Acompanhe as dicas para ensinar o seu bebê a falar!

Olá navegantes! Amo compartilhar experiências com vocês, porque curto e relembro cada conquista do meu Biel.

Quem tem mais proximidade com a nossa rotina, sabe que meu tigrinho ama conversar. Ele começou a balbuciar as primeiras sílabas em meados do 4 mês 🙂 .

E como tenho recebido vários recadinhos, me perguntando se pratiquei alguma técnica, hoje vim compartilhar com vocês dicas para ensinar o bebê a falar.

Qual é o tempo certo?

Dicas para ensinar o seu bebê a falar

Dicas para ensinar o seu bebê a falar

Primeiro ponto é que cada criança tem seu jeitinho especial de ser, então nós mamães temos que abolir as comparações. Temos que ficar atentas com o desenvolvimento dos nossos filhotes e acompanha-los.

Como mencionei acima em meados do 4 mês, meu Biel começou a balbuciar, combinando consoantes e vogais. E a primeira palavrinha dele, adivinhem?! Não, não foi “mamã”, foi “papá”..rs E, eu amei! Porque babo na cumplicidade e apego que ele tem com o pai .

Sempre acompanhei o portal baby center, e adoro o jeito que eles explicam sobre esta etapa vale a pena ler este artigo sobre marcos do desenvolvimento

Tenho uma amiga fono, e ela me disse que alguns bebês demoram um pouquinho mais, isso não é alarmante. É preocupante se passar dos  2 aninhos  sem produzir nenhuma palavrinha, neste caso é bom buscar suporte com um fonoaudiólogo, para que ele possa avaliar. Agora vou falar o que fazemos aqui em casa que tem dado super certo, veja; 😉 .

Dicas para ensinar o bebê a falar 🙂 .

 Dica 1 – Conversar, ler, ouvir músicas desde a barriga

Dicas para ensinar o seu bebê a falar - como estimular o bebe a falar

Dicas para ensinar o seu bebê a falar – Foto by Afonso Lima

Eu sempre conversei muito com o Biel, desde a barriga, como ficávamos sozinhos no escritório por um período. Ele era meu único amigo, então compartilhava muitas coisas com ele. As vezes parecia uma “louca”.rs Lia histórinhas para ele e ouvia algumas músicas que o deixava mais tranquilo, pois ele era bem agitadinho na barriga.

Dica 2 – Narramos o mundo para ele

Dicas para ensinar o seu bebê a falar - como estimular o bebe a falar

Dicas para ensinar o seu bebê a falar – Foto by Dois Por Um

As vezes parecemos bobos, mas conversamos com ele sobre tudo o que o rodeia. Quando íamos por exemplo trocar a fraldinha, falávamos para ele “vamos trocar o bumbum para ficar cheiroso”. Ou quando saíamos, nós íamos apresentando as coisas “olha a árvore, olha o carro, olha o ônibus”. ” Vamos a igreja adorar o senhor”, “olha a vovozinha”. Isso incentiva ele dialogar sempre!

Dica 3 – Estimule o diálogo

Dicas para ensinar o seu bebê a falar - como estimular o bebe a falar

Dicas para ensinar o seu bebê a falar- Foto By Dois Por um

Mesmo quando o Biel estava só balbuciando, nós correspondíamos, incentivando ele continuar se esforçando a falar, mostrando interesse. Sempre olhando nos olhinhos dele, para transmitir confiança. Tanto que, se hoje falarmos com ele olhando no celular, ele diz “guaida o celular ” e quando guardamos ele prossegue.

Dica 4- Respeitar o espaço

Dicas para ensinar o seu bebê a falar - como estimular o bebe a falar

Dicas para ensinar o seu bebê a falar-Foto By Dois Por um

Tem pessoas que me perguntam, vocês falam o tempo todo com ele, por isso que ele é falante? Eles são como nós, tem momentos que queremos ficar quietos, as vezes no silêncio existe uma forma de comunicação também. De carinho, administre o ambiente emocional , sem pressão.

Dica 5- Atenção ao tom de voz

Dicas para ensinar o seu bebê a falar - como estimular o bebe a falar

Dicas para ensinar o seu bebê a falar – img.google

A nossa pediatra e os nossos pastores, sempre nos orientaram:  Ao falar com ele olhe nos olhos, abaixem-se na altura deles e regulem o tom de voz.  Trabalhem com as expressões (face), pois é como se  vocês fossem um código de barra para eles. Quando fazemos isso, eles decodificam as emoções, aprendem identificar tristezas, alegrias, nossos momentos de bravezas. E não é no grito, que se resolvem as coisas, neste momento mesmo que pequeninos devemos estimula-los a conversar, expor as coisas.

Dica 6- Quem canta seus males espanta, já ouviu isso?

Dicas para ensinar o seu bebê a falar - como estimular o bebe a falar

Dicas para ensinar o seu bebê a falar

Aqui em casa, buscamos cantar para ele e com ele , embora eu seja desafinada eu não desisto rs..rs… O meu esposo fica encarregado de ensinar ele ser entoado. A família do meu esposo todos cantam, “dom da família” e nós percebemos que o Biel, tem os ouvidos “bem aguçados”, para música também. Isso contribui muito!

Dica 7- Leia poesia, histórias

Dicas para ensinar o seu bebê a falar

Dicas para ensinar o seu bebê a falar

Gente confesso, ele não gosta muito “de ler”, embora lia muito para ele na gestação , mas aí entra nosso “eu não desisto nunca”, comprei livrinhos que dá para levar ao banho e transformo este momento em lúdico. Até conseguir despertar o interesse dele. Ufa! Tem dado certo!

Dica 8 -Compartilhe sinônimos e de abertura para convivência

Dicas para ensinar o seu bebê a falar

Dicas para ensinar o seu bebê a falar

O Biel pergunta “Que isso mamãe”, eu já falo o que é, começo mostrar os sinônimos das coisas, é fato que ele não vai memorizar tudo. Mas uma hora vai vir e mente dele e ele vai usar. Quando vamos dar banho nele, vamos instruindo sobre as partes do corpo que ele tem que lavar. Hoje ele sabe o nome de todas e se aventura até falar que o bumbum, são nádegas.rs

Dica 9- Desenhos educativos

Biel tem hora para assistir os desenhos, para que ele aprenda desde cedo ter regras, que não podemos fazer tudo que queremos. Mas desde pequeno incentivamos ele com desenhos educativos, com melodia, que ensinam falar nome dos objetos, cores, identificam animais. Você precisa achar o que mais incetiva seu filhote, dentro dos padrões éticos que você acredita, em casa limitamos o Biel em alguns desenhos, pois acreditamos não ser bom para ele.

Ele adora assistir “Bob  o Trem:  o trem das cores, das frutas e dos animais, veja:

Dica 10 -Eles aprendem brincando

Dicas para ensinar o seu bebê a falar

Dicas para ensinar o seu bebê a falar- Foto By Dois por Um

O Biel aprendeu muitas palavrinhas brincado, então não mecanizamos nada para ele, compramos alguns brinquedos educativos como : Mesa, blocos das cores, você pode encontrar na Alô Bebê , para as mamães aqui de Monte Mor no Maza , enfim estimulamos ele no meio da brincadeira, optamos por brinquedos coloridos para ensinar as cores.

Resumo

Bom tem muitas outras coisas que fazemos, mas o texto iria ficar gigante, então resumindo “entre pela porta que seu filhote abre para você”, aproveite cada momento, se ele percebeu o interesse em algo específico, ajude-o a explorar. Não se desespere, cada criança tem seu tempo, se você prestar atenção nos detalhes pequenos, vai identificar vontades que precisam ser trabalhadas.

Um beijo e até mais!

3 de fevereiro de 2017

Relacionado

Comentários (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Valéria Queiroz

    Valéria Queiroz
  • Posts Populares

    • E aí, quer receber nossas novidades? ❤️

      Psiu! Receba dicas exclusivas no seu e-mail!

      Preencha abaixo seu e-mail e nós vamos enviar os melhores conteúdos e exclusividades para você!