Quarto infantil montessoriano- conheça o conceito e inspire-se

Quarto infantil montessoriano- um jeito prático de dar liberdade

Olá pessoal, vocês já ouviram sobre o conceito Montessori, não é mesmo? Caso não tenha ouvido vou dar uma breve explicação, sobre o conceito:

Um ambiente para bebês e crianças pequenas , e não para adultos. Esse é o principal foco de um ambiente (quarto)montessoriano, metodologia de ensino criado pela educadora italiana Maria Montessori, por volta de 1907.

E para falar sobre este assunto com muita propriedade, chamei a Designer de Interiores e também Mamãe Angelita Fontes Ribeiro.

Conheço vários projetos dela, inclusive foi ela já fez um projeto para mim! É super atenciosa e dedicada! Vamos lá, entender melhor este assunto:

Quarto infantil montessoriano- conceito, vantagens e desafios

Olá mamães, é um prazer pode compartilhar este assunto com vocês, como a Valéria disse, sou mãe de 2 preciosidades e entendo muito bem os desafios do nosso universo.

O método prioriza a autoeducação e hoje muito se usa no mundo da decoração. Mas você sabe exatamente do que se trata? Como as mamães podem aplicar o conceito na montagem do quarto do seu pequeno? Vamos falar um pouco sobre as vantagens e os cuidados necessários para que o espaço além de fofo fique muito seguro e conserve sua real função.

Existe uma faixa etária definida?

Não existe uma faixa etária bem definida para o uso do ambiente, vai desde o nascimento até quando a mãe achar necessário trocar os objetos e móveis , mas uma coisa é certa seu bebê terá uma independência e autonomia muito notória com relação a outras crianças da mesma faixa etária.

Qual a vantagem?

A verdadeira vantagem do método educacional Montessoriano é educar com liberdade as crianças de hoje, dando a elas respeito, amor e autonomia fazendo muito bem ao adulto de amanhã. A criança aprende a colaborar, cresce sabendo organizar seu mundo interior e desenvolver com mais intensidades suas habilidades . “O quarto faz parte deste olhar educativo”.

Qual a principal característica?

A principal característica de um ambiente (quarto) Montessoriano é o acesso da criança á elementos posicionados ao alcance dos seus olhos e mãos. Que estimulem o desenvolvimento e a capacitação de forma segura para que ela se sinta à vontade para explorar o seu próprio espaço.

Por isso, ao invés de camas altas, colchões no chão oferecem maior liberdade para os pequenos, que podem deitar e levantar quando quiserem. Os brinquedos devem estar dispostos de forma que a criança possa pegá-los à vontade, para despertar o interesse e não gerar monotonia, e não devem ser em quantidades exageradas mas ser oferecidos em esquema de rodízio e trocados há cada 15 dias.

Outros elementos importantes na composição do ambiente montessoriano:

  1. Espelho :Para que seu filho possa se reconhecer. Ele deve ser colado em uma placa de MDF ou madeira e preso à parede para evitar que se quebrar, os pedaços se soltem e machuquem a criança;
  2. Barra afixada na parede: O objetivo é facilitar que a criança fique em pé e comece a andar;
  3. Tapete: Para proporcionar experiências sensoriais para os bebês e delimitar o espaço de brincadeiras para os maiores;
  4. Armário baixo:Armazene neste espaço poucas opções de roupas para que a criança possa escolher com facilidade.

Segurança

Em um ambiente com elementos ao alcance da criança, a principal preocupação dos pais é com a segurança. E tenha isso em mente mesmo, tenho vários projetos com este método. Vou compartilhar com vocês algumas precauções que devem ser tomadas:

  1. Evite móveis ou outros elementos com quinas ( caso tenha use protetores de silicone);
  2. Não use quadros com vidros. Prefira acrílico, adesivos, pequenas lousas ou mesmo rolos de papel afixados na parede para que os pequenos possam riscar e colorir á seu modo;
  3. Fixe os objetos na parede com fita dupla face.Evite o uso de pregos e parafusos;
  4. Tome cuidado com móveis instáveis que possam tombar ou próximos á janelas ( use SEMPRE telas de proteção);
  5. Esconda e proteja as tomadas;
  6. Use tintas atóxicas e certifique-se que todos os móveis e objetos estão dentro das normas de segurança da ABNT;
  7. Tenha cuidado redobrado com a escolha dos enxovais, nada de botões e apliques que possam ser arrancados e levados a boca pela criança ou fitas e franjas compridas demais para que não se enrosque de alguma maneira, o conceito minimalista, limpo , clean deve ser priorizado, vale a idéia de que o menos é mais.

Decoração

A Seguir vou deixar algumas imagens com idéias praticas e até econômicas para inspirar vocês e mostrar que com criatividade, boas idéias e disposição é possível montar um quarto infantil montessoriano ou espaço de brincar e estudar lindo para seu pequeno.

Tapetes

Tapetes emborrachados, cestos divertidos para facilitar a hora de guardar tudo, estantes simples e baixas para o apoio de objetos, prateleiras para livros com cantos arredondados são algumas maneiras de manter a organização sem privar os pequenos de acessar os objetos e brinquedos.

Quarto infantil montessoriano

 

Colchão

O colchão pode ser apoiado diretamente no piso ou sobre um estrado simples de baixo custo.

Quarto infantil montessoriano

Móbiles

Lindos móbiles que podem ser feitos por você com o tema escolhido com o uso dos mais variados materiais como papel, adesivos, feltro, tecidos, plástico e etc.. Aqui podemos também sugerir o uso de luzes , as mesmas que usamos nas festas natalinas, essa s dão um efeito visual muito bonito e as crianças um pouco maiores adoram!

Quarto infantil montessoriano
quarto de bebe montessoriano
Quarto infantil montessoriano
quarto de bebe montessoriano

Bandeirolas

Bandeirolas feitas com retalhos dão charme e cor ao ambiente, com o custo praticamente zero se você reaproveitar sobras de tecidos.

Quarto infantil montessoriano
quarto de bebe montessoriano

Quarto infantil montessoriano

Outras idéias praticas e com ótimo custo-benefício

Quarto infantil montessoriano

Quarto infantil montessoriano

Quarto infantil montessoriano

Adesivos

Adesivos também podem ser usados , dão um efeito muito lúdico, custam pouco e podem ser aplicados pela mamãe ou papai, basta deixar a criatividade fluir. A única ressalva aqui é que devemos ter critério e trabalhar uma parede ou parte dela se for um espaço grande para não causar um efeito pesado principalmente em quartos dos bebês , tenha critério na escolha dos tons e formas a aplicar.

Quarto infantil montessoriano

Quarto infantil montessoriano

Projeto Montessoriano

Pessoal, esperamos que tenham gostado das dicas, se quiserem receber mais informações sobre este projeto, custos, podem deixar um recadinho no final deste post, que a Angelita responderá.

E se quiserem mais Inspirações também!

Um beijo queridas!

Angelita Fontes

Angelita Fontes

Sou Designer de Interiores, formada pela escola de Arte e Design ARQUITEC CAMPINAS.Acredito e quero deixar claro que Design e bom gosto é possível á todos, portanto dentro da possibilidade de cada cliente, trabalho sempre de maneira a atender e suprir as necessidades estabelecidas em cada projeto.

Comentários no Facebook