Chupeta e mamadeira qual o momento certo de largar?
Meu filho adora chupeta. Isso é preocupante?O que fazer para a criança largar a chupeta ? Toda mamãe passa por esta fase da dúvida não é mesmo ? E para esclarecer estas dúvidas a Dra Erica Gomez é nossa colaboradora de hoje:
#Idade adequada de usar e largar a chupeta e mamadeira
Benéfico tanto para a mamãe quanto para o bebê, o aleitamento materno reduz o risco de osteoporose, câncer de mama e ovário na mamãe; e na criança cria reforços para o desenvolvimento, além de protegê-la contra diabetes, infecções respiratórias, alergias, entre outros problemas.
Sugar é um reflexo intuitivo e se destaca como a primeira atividade desenvolvida pelo bebê. Por isso, deixar esse hábito para trás (seja sucção do peito, mamadeira ou chupeta) é uma grande conquista que exige tempo e paciência.
Os pais devem sempre ressaltar para as crianças as vantagens de deixar a chupeta e mamadeira para trás.
No caso da mamadeira, não há idade certa para o abandono, mas é melhor que seja um pouco depois do desmame e que seja feito sempre de forma gradual.
A Organização Mundial da Saúde recomenda que o aleitamento seja exclusivo nos primeiros seis meses de vida e que depois o bebê conviva com outros tipos de alimentos.
Estudos mostram que a maioria das crianças desmamam sozinhas, entre 2 e 3 anos de idade. Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde, a partir dos 6 meses de vida, quando as mães começam a incluir certos tipos de comida no cardápio de seus filhos, o desmame começa a se iniciar de maneira natural, sem imposição.
Algumas vezes, estimulada pela mamãe, a criança demora mais tempo para abrir mão desse hábito e a amamentação perdura por mais tempo. Isso porque as mães criam vínculos com seus filhos quando os amamentam e as vezes temem perdê-los ao deixar de amamentar. É uma tarefa difícil, mas necessária e importantíssima. A criança não vai mamar para sempre. As mamães precisam saber que o fim da amamentação é apenas o fim de uma fase. Se a criança dá sinais de desenvolvimento, como andar e falar, ela está dizendo que não precisa mais dessa ligação com a mamãe, abrindo espaço para uma nova fase. Uma ligação nova e diferente está iniciando, e por isso é preciso ajudar a criança e estimulá-las.
No que diz respeito as chupetas, vários estudos indicam que o seu uso atrapalha a amamentação. Tanto o é que a Organização Mundial de Saúde recomenda a não utilização de chupetas desde o nascimento.
A musculatura e a posição da língua utilizada na sucção da chupeta é diferente da usada para mamar, fato que pode confundir a criança.
Apesar disso, se for oferecer a chupeta ao bebê, só deve acontecer depois de três ou quatro semanas de vida, quando a amamentação estiver estabilizada.
A chupeta tem de ser usada com moderação. Não se deve deixar a criança ficar o dia inteiro com ela na boca. O seu uso deve ser limitado apenas para dormir.
Outro fator que vai contra a utilização de chupetas diz respeito á dentição. Os dentes podem nascer tortos devido ao uso da chupeta. Porém, há indícios de que, se a criança largar o acessório até os 2 anos, eles voltariam a posição normal.
No entanto, ainda existem outros problemas. O uso da chupeta pode causar alterações na respiração, na postura corporal, na fala e na mastigação.
#Dica importante
Se for usar, sempre opte pelos tipos ortodônticos e deve ser retirada a partir de 1 ano de idade e, no máximo, até os 2 anos.
Assim que a criança conseguir dormir a noite inteira, a chupeta já pode ser retirada.
Se a criança estiver entre chupeta ou dedo, faça-a escolher a chupeta, mesmo que seja preciso repetir muitas vezes para conseguir fazer essa troca.
O dedo é pior, pois será mais difícil a criança abandonar o hábito. O bebê não pega a chupeta sozinho, mas pode colocar o dedo na boca mesmo dormindo.
Além de ser muito mais difícil de disciplinar e de eliminar o hábito, o dedo não tem o formato anatômico e age com muito mais força, fazendo pressão e causando maior deformidade.
#Qual o momento certo para a criança largar a chupeta?
De modo geral, é costume tirar a chupeta e a mamadeira a partir de 1 ano e meio e até os 3 anos, porém, apesar de passarem por fases parecidas, nem toda criança é igual e os pais não podem comparar o andamento de seu filho com o dos outros. Cada crianças devem ser estimuladas individualmente, e acaso essa evolução demore muito a acontecer, não se desespere, procure um médico pediatra, dentista especializado em pediatria, fonoaudiólogo ou um psicólogo, que poderão diagnosticar melhor o caso e dar uma solução satisfatória.
#4 passos para ajudar o seu filho largar os bicos de vez
- Assuma, seu bebê cresceu.
- Vá aos poucos, mudanças acontecem gradativamente.
- Programe-se. É você quem vai controlar o tempo.
- Resista, ele vai pedir.
Mamães, espero que tenham gostado das dicas e se tiverem mais dúvidas escrevam para nós, será um prazer responde-las.
Grande abraço Dra Érica e da Equipe Arca Baby
Relacionado
Valéria Queiroz
Posts Populares
- Vantagens dos móveis planejados no quarto 14 de outubro de 2024
- Como contratar uma decoradora de interiores 14 de outubro de 2024
- Como eliminar as olheiras 14 de outubro de 2024
- Riscos e efeitos colaterais do botox 14 de outubro de 2024
- A importância do ensaio fotográfico Newborn 3 de outubro de 2024
Escreva um comentário