O que é melhor: chupar chupeta ou o dedo?

Chupeta ou dedo e aí , o que fazer ?Acreditamos que muitas mamães já tiveram estas dúvidas não é mesmo?

E para esclarece-las chamamos a  Dra Érica Gomez  🙂

#Chupeta ou dedo?

img:www.luposeli.com.br

img:www.luposeli.com.br

Olá meninas, esta é uma dúvida muito comum, afinal faz parte da vida de pai e mãe…Por não ter como controlar o acesso ao dedo, a criança acaba aumentando o hábito de sucção e causando danos mais severos. Portanto, entre dedo e chupeta, vence a chupeta.

#Como fazer o uso correto da chupeta?

Chupeta ou dedo ?img:www.presentes21.com

Chupeta ou dedo ?img:www.presentes21.com

O ideal é ter bom senso, recomenda-se que a chupeta não seja disponibilizada o tempo todo. É importante ficar atento à demanda da criança, sem oferecê-la a menos que a criança solicite.
Em momentos de sono ou de tensão emocional, exatamente para atender às necessidades e assim que a necessidade seja saciada, a chupeta deve ser removida.
Principalmente quando a criança estiver dormindo e não apresentar resistência, é preciso retirar o acessório da boca, pois é um período longo e contínuo em que a criança estaria em contato o acessório, o que favoreceria o aparecimento de danos.Quando menor o tempo de uso da chupeta, menos dado ela causa.
Caso a criança esteja acordada e tenha chorado, o certo é distraí-la e guardar o objeto, tirando-o do seu campo de visão.
Para evitar que a criança peça chupeta o dia todo, não deixe o acessório a vista. Sempre guarde-a longe do alcance da criança, assim ela não a vê, não lembra e não sente vontade.

#Chupeta acalma?

lindo

Chupeta ou dedo ?img:naoeamamae.ne10.uol.com.br

O ato de sugar desperta um sentimento no bebê semelhante ao que ocorre quando ele mama no peito da mãe. Embora algumas crianças satisfaçam suas necessidades de sucção apenas com o aleitamento materno, outras precisam da chupeta, dedo ou até de outros objetos (como fraldas de pano, por exemplo) Principalmente em situações de tensão, como quando sentem as famosas cólicas de recém-nascido. Nesses momentos, o objeto funciona como um verdadeiro calmante.

#Até que idade é aceitável que a criança use chupeta?

img:revistacrescer.globo.com

Chupeta ou dedo img:revistacrescer.globo.com

Até, no máximo, 3 anos, o ideal seria remover gradualmente esse hábito até os 2 anos. Quanto mais cedo for removido esse hábito, menores serão os prejuízos que esse hábito excessivo pode provocar.
Uma forma de prevenir o uso prolongado da chupeta é não introduzir seu uso antes dos 6 primeiros meses de vida (esses meses são exclusos para a amamentação).

#O uso da chupeta causa danos?

img:www.oficinadamoda.com.br

Chupeta ou dedo ?img:www.oficinadamoda.com.br

Se o acessório continuar a ser usado após a idade limite recomendada, pode provocar mudança na posição dos dentes e das arcadas dentárias. A retirada precoce da chupeta e o seu uso não excessivo é fundamental para evitar inúmeros prejuízos na face, fala, mastigação e respiração.
Sim, o uso da chupeta pode também afetar a função respiratória, que causam a respiração bucal, roncos e fadiga, que trazem distúrbios de atenção e dificuldades no aprendizado.

#Quais são os tamanhos, formatos de bico e materiais mais indicados?

img:www.fralmax.com

Chupeta ou dedo ? img:www.fralmax.com

Para cada faixa etária, há um tamanho de bico recomendado. Ler as especificações na embalagem antes de comprar garante que a mamãe leve o modelo adequado à idade do seu bebê. Quanto ao formato do bico, a preferência deve ser sempre pelos ortodônticos, menos prejudiciais aos dentes.
O seu material, deve ser de silicone, já que o látex favorece um maior acúmulo de bactérias. Importante também escolher chupetas cuja parte que fica fora da boca seja anatômica e com algumas características especiais.
O suporte de sustentação do bico (aquele plastico duro que fica pelo lado de fora da boca) deve ser amplo, o que diminui o risco de ingestão, e com furos, para prevenir uma eventual asfixia e minimizar as dermatites de contato, causadas pela saliva retida entre o acessório e a pele.

Meninas espero te esclarecido todas as dúvidas e se ainda restou alguma, não se preocupem entrem em contato conosco, é sempre um prazer ajudar vocês.

Forte abraço da Dra Érica e da Equipe Arca Baby

21 de outubro de 2015

Relacionado

  • Valéria Queiroz

    Valéria Queiroz
  • Posts Populares

    • E aí, quer receber nossas novidades? ❤️

      Psiu! Receba dicas exclusivas no seu e-mail!

      Preencha abaixo seu e-mail e nós vamos enviar os melhores conteúdos e exclusividades para você!