mãe empreendedora

Mãe empreendedora e seus desafios diários: Respira fundo que vai dar certo!💪

A vida de uma mãe empreendedora não é nada fácil, aliás até me irrito quando propagam esta ideia!

Antes de mais nada, quero ressaltar que não sou contra o empreendedorismo materno, pelo contrário, eu acredito e vivo isso diariamente!

O empreendedorismo materno em sua forma nua e crua!

Mais do que uma vontade, a opção por empreender muitas vezes se torna uma saída possível para as mulheres após a maternidade, uma forma de gerar renda e, ao mesmo tempo, trabalhar junto aos filhos.

Idealmente uma solução perfeita, com a possibilidade de ser dona do próprio tempo e rotina de trabalho.

Contudo, muitas vezes empreender se torna uma tarefa muito cansativa, e que pouco corresponde à ideia inicial de passar mais tempo ao lado dos filhos.

Sabe onde começa o nosso maior desafio?

mãe empreendedora

mãe empreendedora: foto shutterstock

O maior desafio de uma mãe empreendedora, começa dentro da nossa própria cabeça! Por consequência da montanha russa de emoções diárias que enfrentamos.

Embora sejamos empreendedoras maternas, vivemos no mesmo mercado voraz que qualquer empreendedor vive! Talvez com um agravante, o planejamento do trabalho e a separação da vida pessoal e profissional.

Mas aprendi um segredo e vou compartilhar com você!

“Não tenha medo de fracassar ou do que outras pessoas vão pensar, pois o caminho para o sucesso sempre é formado por falhas, que geram aprendizados e depois melhorias , seja resiliente e persevere!”

Separei algumas dicas simples que pode te ajudar a não enlouquecer, veja:

mãe empreendedora

mãe empreendedora: foto shutterstock

1- Planejamento:

Defina hora de trabalhar e hora de ficar com os filhos, é preciso haver uma separação, ou nenhuma das duas tarefas será cumprida de forma satisfatória.

2- Jornada dupla:

Confesso que já fiz isso muitas vezes, mas fiquei como um “trapo, sem produtividade, pois a jornada dupla acaba com a mente. É preciso ter um tempo para relaxamento, vida social. Não é saudável trabalhar assim e a pessoa deixa de ter ideias, de se reinventar. Ficamos até com dificuldade para resolver problemas aparentemente simples.

Lembre-se, não é a quantidade de horas trabalhadas que te levará longe, mas a dedicação e expertise dentro das horas trabalhadas.

3- O seu negócio é praticamente mais um filho:

Isso mesmo, precisa de atenção, de presença, resumidamente, irá ocupar muito o seu tempo! Posso afirmar que, é falsa a ideia de que o empreendedor vai ter mais tempo. Empreender demanda muito tempo. É diferente de ser funcionário e ter horário para entrar e sair. Se organize, para não enlouquecer!

4- Adaptação e mudança:

Você deve estar preparada para possíveis mudanças que surgirão com o crescimento do seu negócio. Ser maleável é um dos segredos que favorecerá este avanço, pois, dessa maneira, poderá se adaptar ao mercado e ao público-alvo, oferecendo um serviço ou produto cada vez mais de acordo com as necessidades dos seus clientes.

5- Tenha seu cantinho de trabalho:

Lembre-se, apesar de ser uma empreendedora materna, você tem um negócio, que precisa sobreviver ao mercado! Desse modo, é de suma importância, que você tenha um espaço para operar.

O espaço pode ser até dentro da sua própria casa, se puder ser em outro espaço, melhor! Tenha um espaço físico somente para trabalhar.

Para não misturar as questões da casa com o trabalho. Numa analogia, é como os empreendedores que não separam a conta jurídica da física.

6- Tenha paixão pelo que faz:

O dinheiro é importante, pois movimenta seu negócio, mas não é a cereja do bolo. O segredo principal é ter verdadeira paixão pelo que você faz! O amor e o trabalho vem junto!

Acredito que escolher algo que tenhamos afinidade ajuda muito a nos manter motivadas. Mas isso não significa que não teremos muito trabalho e que grande parte do tempo executaremos tarefas ‘não tão glamourosas’ quanto gostaríamos para concretizar nossos sonhos.

7- Se você tem um sonho, vá atrás dele!

mãe empreendedora

mãe empreendedora

Observe as oportunidades ao seu redor! Existem boas oportunidades em todas as áreas, o importante é você reconhecer o que realmente gosta e procurar o seu espaço, mostrando sempre o seu diferencial.

Faça algo que se orgulhe, que melhore a vida de outras pessoas e tenha em mente que para ganhar não necessariamente alguém tem que perder. A cultura da sua empresa, tem que traduzir quem você é, sua essência!

Sou, mãe, esposa e empreendedora!

Comecei a empreender junto com o meu esposo, antes mesmo da maternidade e me apaixonei por este universo! Meu maior desafio foi conciliar a maternidade e a agência.

Mas Deus com sua infinita graça, me deu sabedoria e hoje consigo gerir bem! Não é fácil, mas tenho verdadeira paixão pelo que faço.

Um do pilares aqui da agência, aliás nossa cultura é o zelo por tudo que fazemos, afinal, somos pessoas cuidando de pessoas.

Se precisar bater um papo sobre isso, estou à disposição, farei com o maior prazer! Amo auxiliar mães empreendedoras!

Um beijo e Deus te abençoe!❤️