Durante o verão é muito comum que as reclamações das gestantes sobre pernas e pés inchados aumentem. Algumas relatam que não conseguem calçar os sapatos de tão inchados que estão os pés, não é mesmo meninas?

#Porque algumas mamães sofrem com este inchaço na gestação ?

gravida

O nome técnico desse inchaço que você está tendo é edema. Ele acontece porque na gravidez seu organismo retém mais líquido. É desconfortável sim, mas podemos fazer algumas coisas para aliviar a barra…

Apesar de se intensificar durante o verão, o edema ou inchaço na gestação pode afetar as grávidas durante todo o período gestacional. Cerca de 75% das futuras mamães passam por esse problema, principalmente a partir do quinto mês. Os membros inferiores são as regiões do corpo que mais tendem a sofrer com o incômodo.

#O que pode ser feito para amenizar o inchaço na gestação? 

img:dicaspaisefilhos.com.br

img:dicaspaisefilhos.com.br

Ter uma alimentação balanceada auxilia muito contra a retenção e usar pouco sal para temperar os alimentos também. Ele é um dos maiores culpados pelo inchaço na gestação. A gestante precisa ficar atenta também ao consumo de alimentos ricos em sódio que colaboram para agravar o problema, dentre estes, destacamos os embutidos – salame, lingüiça, salsicha – , sanduíches de fast food e os temperos prontos. Orientamos também a futura mamãe a beber muita água e a priorizar legumes e verduras nas refeições.

#Dicas  para evitar o inchaço na gestação

img:blogvs.ssbeneficios.com.br

img:blogvs.ssbeneficios.com.br

  • Sente-se com os pés elevados sempre que possível. Em casa, coloque os pés em cima do sofá ou use um banquinho. Quando estiver no trabalho, se não houver um banquinho disponível, empilhe revistas ou livros embaixo da sua mesa.
  • Muita água, pois a desidratação é um dos fatores que pode estimular o aparecimento do problema.
  • Frutas diuréticas, possuem em comum uma boa quantidade de nutrientes que facilitam a eliminação de líquidos (Melão, melancia, abacaxi,pera, maçã, limão. coco).

E para ajudar vocês vamos disponibilizar uma receita da Dra Larissa Búfalo 🙂

Receita de suco diurético
Ingredientes:

  1. ¼ prato de sobremesa de couve manteiga, higienizada e picada.
  2. 1 fatia grossa de melão.
  3. 250 ml de água de coco.
  4. 1 colher de sopa de hortelã, higienizado e picado.
  5. ¼ de colher de sopa de suco de limão.
  6. ¼ de maçã.
  7. Cubos de gelo

#Importante sobre o inchaço na gestação

img:www.bolsademulher.com

img:www.bolsademulher.com

Meninas, apesar de ser comum  o inchaço na gestação, ele pode estar associado a outros sintomas, portanto deve ser visto com atenção pelo ginecologista, pois pode indicar complicações. Um dos mais importantes é o aumento da pressão arterial ou perda de proteínas pela urina. Neste caso, os sintomas podem indicar uma pré-eclâmpsia, doença específica da gravidez que provoca parto prematuro e traz riscos para a mãe e o bebê. Então sempre comunique seu GEO, Ok ?

Esperamos ter ajudado com este conteúdo…

Um forte abraço da Equipe Arca Baby