Olá mamães hoje vamos falar sobre traumatismo dentário… Com criança, todo cuidado é pouco, lógico que existem situações inesperadas e em questão de segundos o trauma pode acontecer.

Traumatismo dentário: img brasil.babycenter.com

Traumatismo dentário: img brasil.babycenter.com

#Como ocorre o traumatismo dentário ?

Traumatismo dentário: img www.flickr.com

Traumatismo dentário: img www.flickr.com

Esta deve ser a pergunta agora, não é mesmo ? Durante a infância, aprendendo a andar, correndo, brincando ou andando de bicicleta, é comum as crianças levarem tombos e acabarem batendo os dentes. Por isso, os pais devem saber como proceder no caso de um acidente para conseguir “salvar” o dente ou, pelo menos, diminuir o estrago.

#Como proceder caso ocorra uma traumatismo dentário ?

Traumatismo dentário: img :blogdakarlitcha.com.br

Traumatismo dentário: img :blogdakarlitcha.com.br

No caso de pancadas, pode haver a fratura de uma parte ou então a perda total do dente. Fica sempre um alerta: Procurar um especialista o mais rápido possível.(Nestas situações, os pais são orientados a procurar primeiramente um dentista).

O traumatismo pode afetar apenas o dente de leite, ocasionando o seu amolecimento ou também pode haver comprometendo a dentição permanente.
Em alguns casos, o dano pode ser maior do que aparenta, por isso, um profissional deve avaliar a lesão através de radiografias.
O dente pode começar a escurecer só dois ou três dias depois do acidente, o que é um indício da perda da vitalidade do dente.

Se houver perda total do dente, os pais devem tentar achar o dente que se soltou e imediatamente embebê-la em leite ou em soro fisiológico (sem lavar, esfregar, ou tentar fazer qualquer tipo de limpeza/ higienização no dente) .

Se a criança for mais madura, ela deve conservá-lo sob a língua (dentro da boca) até chegar ao dentista, que tomará as devidas providencias. Neste último caso, a criança deve ser bem orientada a tomar o cuidado de não engolir o dente.

Em caso de fraturas somente de fragmentos (uma parte pequena do dente que quebrou ) não é necessário procurar pela parte que se soltou; procure um dentista e ele reconstruirá a parte quebrada.

Independente do dano, sempre mantenha a calma, ajude seu filho e procure um especialista.

Mamães se restou alguma dúvida sobre este assunto nos escrevam, será um prazer auxiliar vocês.

Bjs da Dra Érica e da Equipe Arca Baby