Dermatologistas dão dicas infalíveis para evitar estrias na gravidez😍
Estrias na gravidez?Nada de rosa mosqueta, ou amêndoas! Existe outro segredo e que funciona!😍
Gerar um filho e carregar ele no ventre é algo incrível, só pode ser obra do criador mesmo! A sensação de uma mãe é indescritível. Posso afirmar isso, com causa e efeito que ter o Biel foi a melhor coisa que me aconteceu.
Mas, sabemos que tudo o que é excelente na vida, requer alguns (ou vários, dependendo da mulher) sacrifícios.
Nossa barriga vai crescendo dia após dia, com isso vem o medo e a ansiedade em relação ao impacto que a gravidez terá sobre o “nosso corpo”. E algumas perguntinhas, sempre pairam em nossa mente, como por exemplo:
- “Será que minha pele vai ficar flácida na minha gravidez?“🙄
- “Será que vou ter estrias na minha gravidez?”🙄
E para esclarecer estas dúvidas, trouxe algumas dicas da Dra Marcia Purceli do programa Bem Estar ❤.
O que são estrias?
Elas são uma resposta ao estiramento cutâneo. O tecido que reveste o corpo é composto pela epiderme e pela derme. É na derme, a camada mais profunda delas, que se localizam as fibras de elastina e colágeno, responsáveis por toda a firmeza da pele. Quando essas fibras se rompem, formam uma espécie de cicatriz.
As estrias são lesões lineares e longas e podem atingir alguns centímetros de comprimento. São simétricas e paralelas, além de surgirem várias ao mesmo tempo. Diz: Valéria Petri, professora titular do departamento de Dermatologia e Coordenadora do Grupo Multidisciplinar de Pesquisa em Patologia da Pele Feminina do Departamento de Ginecologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
O que causa estrias na gravidez?
O surgimento de estrias na gravidez, é um acontecimento extremamente comum! Pasmem, mas chega a acometer de 70 à 90% das gestantes, principalmente no terceiro trimestre, época em que o esgarçamento da pele da região abdominal torna-se mais intenso.
De acordo com programa Bem Estar, a doutora Márcia Purceli ressalta que também: “há uma questão genética e hormonal envolvida no aparecimento das estrias”. E o uso sistêmico de corticoides também pode contribuir para que elas apareçam, bem como a alimentação por conta do peso.
Estágio de estrias na gravidez
Nós mamães, orgulhosas do barrigão, mas com medo das terríveis estrias. Elas surgem quando menos esperamos e possuem estágios de gravidade:
- As estrias vermelhas ou roxas são mais recentes. Elas provocam coceira e inflamação local. Nesta fase, alguns tratamentos específicos costumam surtir melhor resultado.
- As estrias brancas, é muito difícil removê-las. Existem tratamentos, mas, no geral, eles conseguem apenas atenuar a sua aparência.
Existe alguma forma de evitar o aparecimento de estrias na gestação?
Sim, existe saída! Mas sabe aquelas dicas de nossas avós, sobre óleos de amêndoas e rosa mosqueta? A Dra. Paula Sanchez em uma entrevista dada ao Vix revela que esse truque, infelizmente não é eficaz.
Segundo ela, o óleo, deixa sim a pele bem macia, mas não com a hidratação necessária para o processo da gestação. Mas se você usa as dicas da vovó, não se preocupe, pois não faz mal algum, só não tem a eficiência necessária para evitar o aparecimento de estrias durante a gravidez. Vamos as saídas?
O segredo é hidratar a pele
Como mencionado acima, os óleos até servem de barreira para evitar que a pele perca a hidratação, mas não a hidratam. Então a dica é investir em cremes hidratantes, de preferência os próprios para gestantes.
Mas se os cremes hidratantes específicos para gestantes, forem apertar seu orçamento familiar, você pode optar por cremes mais simples, mesmo.
E o melhor momento para realizar a hidratação é após o banho, pois a pele estará limpa e poderá absorver o produto de forma eficaz.
Conselhos importantes:
Além de uma boa hidratação na pele, é muito importante que a gestante tenha hábitos saudáveis, pois se engordamos muito não existe cremes que façam estas irritantes listrinhas desaparecerem..rs
- Ingerir bastante líquido;
- Consumir alimentos ricos nas vitaminas C, A e E – responsáveis pela saúde da pele;
- Exercitar-se! Converse com o seu médico e trace um plano com ele, por exemplo na minha gestação eu fazia caminhada matinal com o meu esposo todos os dias;
- Controlar o peso, esta é a parte mais difícil mais é possível! E vai te ajudar muito…
Minha dica
Os filhos são bençãos em nossa vida, então não fique com a neura de adiar a gravidez por conta dos sacrifícios e mudanças que você terá que passar. Algumas “marcas” que ficam em nós, contam historias e lembram momentos maravilhosos que vivemos.
Ser mãe é algo incrível! Tenha sempre em mente que nós somos um milagre ambulante, carregamos em nosso ventre uma vida! E como bem disse a atriz Paloma Duarte:
“Não há nada mais feminino que celulite e nada mais maternal que estrias”…
E pode ter certeza que com todas estas explosões de mudanças que passamos, ainda somos capazes de assumir que:
Não existe cintura fina e barriga reta, mais bonita do que as curvas que nossos filhos nos proporcionam.
Um beijo e até a próxima!❤
Relacionado
Valéria Queiroz
Posts Populares
- Vantagens dos móveis planejados no quarto 14 de outubro de 2024
- Como contratar uma decoradora de interiores 14 de outubro de 2024
- Como eliminar as olheiras 14 de outubro de 2024
- Riscos e efeitos colaterais do botox 14 de outubro de 2024
- A importância do ensaio fotográfico Newborn 3 de outubro de 2024
Escreva um comentário