Planilha de controle familiar simples-Uma iniciativa para melhorar seu humor!

Planilha de controle familiar simples- No começo será difícil, mas depois vira rotina 🙂 .
Oi, tudo bem?
Eu estava devendo este post faz um tempinho! 🙁 Me desculpe! Mas a correria aqui em casa é garantida sempre.rs Mas você é mamãe e tenho certeza que me entende! <3.
Neste post vou compartilhar com você, minha planilha de controle financeiro. Mas para ficar com a cara da Arca Baby dei um up e intitulei como planilha de controle familiar Arcababy , veja detalhes.
Economizar é a palavra da vez
Já falei sobre o assunto economizar neste post aqui Economizar durante a gravidez, com o propósito de ajudar as mamães que estavam nesta etapa, mas a realidade é que temos que economizar e controlar sempre! Para termos uma vida equilibrada e sem muitos “sustos”.
Não sou a favor de viver de privações, aliás ninguém deve ser!Mas temos que saber fazer bom uso “daquilo que vem em nossas mãos”.
Temos que ser exemplos para os nossos filhotes e ensina-los desde de cedo!Que tudo que conquistamos com o nosso trabalho, precisa ter zelo.
Se não soubermos usar, é como deixarmos uma torneira aberta! A água vai pelo ralo e nem vemos o destinos, e quando percebemos “já se foi”…
Como organizar o orçamento familiar de forma simples
A nossa planilha de controle familiar simples, é composta de :
- Valor acumulado do mês “passado”;
- Entradas da família (Renda);
- Saídas fixas da família;
- Gastos gerais;
- Situação financeira geral.
A intenção da planilha é ser o primeiro passo para sua educação financeira, você vai precisar ter disciplina para preenche-la, no começo vai ser difícil eu confesso… Vai dar vontade de desistir, mas se isso acontecer persista, porque vai dar tudo certo e “lá na frente”, você vai perceber como deveria ter começado este controle bem antes.
Se você não tiver habilidades “com o computador”, pode fazer o seu controle em um caderninho, utilize a planilha como inspiração.
Logo abaixo vou explicar passo a passo de cada item da planilha, para que você possa começar o seu controle familiar.
Valor acumulado do mês “passado”
No início da planilha você vai ver o campo valor, nele você deve colocar o total(R$) que você está começando o mês, mesmo que ele seja pequenino coloque, seja realista! E o campo data na frente do valor é para você colocar o dia que você checou este saldo. A planilha é seu diário financeiro, então se abra! Conte tudo, tim tim por tim tim…
Sem preencher-Exemplo
Preenchida- Exemplo
Entradas da família
Neste campo “Entradas da família”, você deve colocar todas as rendas que entram em sua casa, exemplo os salários de vocês, se ganharem algum mimo de alguém em dinheiro, se você revender algum produto de catalogo para ajudar na renda, ou seja todo dinheiro que entrar, deve ser lançando. Identifique com o “nome” de onde veio o dinheiro, para você se lembrar depois.
Saídas fixas da família
Nos campos saídas fixas da família, você deve colocar aquelas despesas que você tem todo mês, sabe? Despesas padrão, como por exemplo:
Conta de água, conta de luz, gás, mercado, padaria, aluguel, combustível do carro, passagens do ônibus, escolinha e etc… Vai preenchendo linha por linha, colocando os nomes das despesas, valores e data de pagamento.
Crie uma rotina no início do mês lance todas as previsões, e todos os dias abra a planilha pela manhã para checar tudo que você precisa pagar no mês. Se possível pague as contas sempre na data, assim você não tem gastos extras com juros. Mas se ocorrer algum imprevisto e você tiver que pagar “atrasos”, avalie a possibilidade de negociar com a pessoa/empresa que você tem a pendência.
Se o atraso estiver ocorrendo todo mês, vale a pena checar se a data de vencimento acordada, é a melhor data para o seu fluxo financeiro. Os pagamentos devem ser equilibrados com base nas datas da entradas.
Gastos gerais
Na aba gastos gerais, você deve colocar aquelas despesas que não fazem parte das despesas fixas da família. Você deve estar pensando, como assim Val?rs Calma vou explicar melhor 🙂 .
Sabe aquelas despesas que adquirimos e que elas não acontecem todos os meses ? São estas que devem constar nesta parte da planilha, por exemplo farmácia, um passeio , compra de roupas, manutenção do carro e etc. Você vai preencher da mesma forma das saídas fixas, colocando valores e datas.
Situação financeira geral
Esta parte da planilha “situação financeira geral”, eu chamo carinhosamente de a cereja do bolo! <3 A parte mais sensacional e fofa! Parece que ela conversa com gente! Uma amiga de verdade, que não fala mentiras para nós!
Fala umas verdades que as vezes até dói , exemplo você não pode gastar! A situação está critica, ou comemora o momento! Yes, você está indo bem! Tem dinheirinho sobrando! Mais ou menos isso hahaha.
E o melhor de tudo! Você não precisa preencher nada nesta parte! Ali vai aparecer o resultado de sua disciplina, tudo que você preencheu nas abas abaixo:
- Valor acumulado do mês “passado”;
- Entradas da família (Renda);
- Saídas fixas da família;
- Gastos gerais;
- Situação financeira geral.
Um resumo de sua vida financeira do mês para você tomar decisões certinhas! O nosso leãozinho fofo, vai falar com você!
Planilha de controle familiar simples
Como mencionei no início do post, esta planilha é simples, mas procurei deixar ela o mais prática possível para ajudar você! Ela está com fórmulas, para facilitar seu controle.Você pode inserir mais linhas se for preciso, mas deixei algumas linhas extras para você não ter este trabalho.Deixei também a planilha preparada para todos o meses.
Agora é com você! Força, foco e disciplina, preencha e acompanhe tudo! Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário no fim deste post. E se por acaso identificar alguma melhoria envie aqui também. Vou avaliar tudo com carinho!
Ah, já ia me esquecendo, falei da “bendita” planilha e esqueci de deixar o link para você baixar, clique aqui e comece já! 😉 <3
Um beijo

Mamãe de um menino fofo (Biel), publicitária, diretora comercial da Nairuz, bem humorada, acredita que a família é a base de tudo.Foi fisgada por este universo de amor sem medidas, quando ficou gravidinha, desde então mergulhou na maternidade e ama estar conectada com todos que não conseguem manter os pensamentos longe deste assunto.
“O universo mamãe é algo incrível”.
Comentários:
Trackbacks & Pingbacks
[…] Sendo assim, separei alguma dicas importantes, para você não estourar seu orçamento familiar. […]
[…] Mas, antes de compartilhar as inspirações, vou listar os itens que são interessantes para compor uma mesa posta, ok? Desde já, posso lhe assegurar que tem saída sim, se você estiver com o orçamento familiar apertado. […]
[…] Espero ter contribuído e recomendo que leia este artigo também: Planilha de controle familiar simples-Uma iniciativa para melhorar seu humor! […]
[…] Com certeza você está vivendo um momento impar, entretanto tendo que controlar a emoção x estabilidade financeira, para não estourar sua planilha de orçamento familiar. […]
[…] na família! Nossa rotina precisa ser adaptada para encaixar consultas médicas e nossa planilha de controle familiar. Agora será necessário incluir despesas de mais uma […]
[…] se os cremes hidratantes específicos para gestantes, forem apertar seu orçamento familiar, você pode optar por cremes mais simples, […]
[…] O que você vai precisar fazer com atenção é avaliar, se realmente o seu bebê precisa de tudo que está na lista! E tem itens que você pode deixar para comprar depois, conforme ele for mudando de fase. Não é necessário comprar tudo de uma vez, para não apertar o seu orçamento familiar. […]
[…] tendências, escolha de temas, cores, dicas de móveis. O importante é você definir no seu orçamento familiar quanto você pode gastar e se […]
[…] Confira também: Uma planilha para controle financeiro familiar para você! […]
[…] eu que já falei aqui diversas vezes sobre planos e metas, como assim ser alcançada por esta síndrome?Pois bem, aconteceu comigo e vou contar tim tim por […]