Atividades extracurriculares, veja a importância para o desenvolvimento da criança

Atividades extracurriculares que integram experiências e saberes são um diferencial na formação das crianças:

As atividades extracurriculares incluem aprendizado de um novo idioma, balé, natação, futebol, lutas marciais e várias outras. Elas podem constar na grade curricular das escolas particulares e públicas ou não. Essas atividades influenciam as crianças a aprenderem outros conteúdos e preencherem seu tempo ócio.

A escola vai além do suporte teórico:

Atualmente a procura por atividades complementares tem aumentado e mostra que o papel das escolas não é somente dar suporte teórico para seus alunos, mas também contribuir para seu desenvolvimento e postura sociocultural. A comunidade escolar, depois da família, é a referência que o aluno tem em relação a constituição de valores individuais e coletivos, a socialização, tanto nos aspectos afetivos, sociais e culturais.

Além da sala de aula

atividades extracurriculares
atividades extracurriculares

Ainda que as atividades extracurriculares não constam na grade curricular padrão, quando inseridas nas escolas, são alternativas para complementar os conteúdos básicos. Não é uma regra e nem todas as escolas dão esse suporte extracurricular, mas está na hora dessa falta ser repensada, pois com o trabalho de disciplinas complementares, a escola particular ou pública passa a ser vista como uma instituição que forma cidadãos, não somente estudantes e profissionais.

Cada criança possui seu perfil

Na dose certa as atividades são positivas para o desenvolvimento e formação da criança.Mas para encontrar a ocupação certa. É preciso estar atento ao perfil da criança e assim achar a que mais lhe motivará.

Os cursos extracurriculares são divididos em três principais categorias: corporais, intelectuais e artísticas. Deve-se ficar atento também às idades ideais para dar início aos cursos. A maioria das atividades corporais e artísticas podem ser iniciadas a partir dos seis meses de idade, como a natação.

Benefícios das atividades extracurriculares

atividades extracurriculares
atividades extracurriculares

Além da aprendizagem que as atividades proporcionam, às crianças que praticam cursos extracurriculares tem a predisposição de serem mais autônomas. Se relacionam melhor no meio social, aprendem a gerar seu tempo e futuramente podem ter um rendimento melhor na faculdade.

Há ainda mais benefícios para as crianças que frequentam atividades extracurriculares, elas adquirem melhor autoestima e passam a se conhecer melhor, e são motivadas a saber lidar desde muito cedo com frustrações e a competitividade, ajudando assim a serem adultos com um bom desenvolvimento humano e pensamentos críticos.

Veja que entrevista interessante da Neuropsicóloga, Deborah Moss, sobre a temperança que nós pais temos que estar atentos:

E falando sobre temperança, veja este artigo que a Pedagoga Tatiane Marcondes, fala sobre os 7 pecados capitais que cometemos na hora de educar nossos filhos.

Espero que tenham gostado do artigo, um beijinho e até a próxima.

Valéria Queiroz

Valéria Queiroz

Mamãe de um menino fofo (Biel), publicitária, diretora comercial da Nairuz, bem humorada, acredita que a família é a base de tudo.Foi fisgada por este universo de amor sem medidas, quando ficou gravidinha, desde então mergulhou na maternidade e ama estar conectada com todos que não conseguem manter os pensamentos longe deste assunto. “O universo mamãe é algo incrível”.

Comentários no Facebook