Brinquedo educativo

Brinquedo educativo: Descubra os motivos de escolher os brinquedos certos

Brinquedo educativo: estimule cada nível do desenvolvimento da criança.

Que o brinquedo educativo é de suma importância para o desenvolvimento dos nossos pequenos, nós mamães sabemos. Aliás, brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil.

Mas hoje, eu vim compartilhar algumas dicas, para lhe ajudar no processo de escolha do brinquedo ideal para o seu filhote.

O que são brinquedos educativos?

Brinquedo educativo
Brinquedos educativos para bebê

Os brinquedos educativos visam aprimorar o aprendizado de crianças de várias faixas etárias, a fim de ensinar desde questões de trabalhos em grupos até valores morais.

Resumidamente, eles permitem que as crianças se envolvam nas possibilidades, sem muitas regras, ou seja, que elas tenham liberdade para explorar sem interferências externas.

É impressionante, mas durante a brincadeira a criança traz a tona o seu universo real.

Mas existe diferença entre brinquedos educativos e brinquedos pedagógicos?

Primeiramente, é importante ressaltar que os dois contribuem para o desenvolvimento da criança. Portanto, não há restrições, só vou explicar a diferença para você avaliar melhor o desempenho do filhote, vamos lá:

Brinquedos Educativos:

Aqui em casa o Biel tem bastante, são aquelas pecinhas de encaixar ou empilhar sabe?  Existem várias marcas no mercado, por exemplo a lego. Em geral suas cores fortes e barulhos divertidos são elementos cruciais para atrair a atenção dos pequenos.

brinquedo educativo
O Biel se divertindo e aprendendo com o brinquedo!

Este tipo de brinquedo, incentiva a criança ter persistência, sobretudo desenvolve as habilidades na base de tentativa e erro, sempre de maneira divertida. Eles podem fazer isso livremente, necessitando da supervisão de um adulto somente para evitar se machucarem. Veja alguns:

  • Brinquedos de bloquinhos e encaixe de madeira;
  • Robozinhos que estimulam diferentes atividades;
  • Centro de atividades;
  • Caixa com peças de encaixar;
  • Instrumentos musicais.
Brinquedos pedagógicos

Antes de mais nada, diferente dos brinquedos educativos, os brinquedos pedagógicos precisam de auxilio de um adulto.

São brinquedos que estimulam a aprendizagem, geralmente utilizados nas escolas, pelas pedagogas. Mas você pode utilizar em casa também, são eles:

  • brinquedos de alfabetos;
  • brinquedos de numerais;
  • dominós;
  • jogos de memória ou os quebra-cabeças.

Na hora da compra por qual optar? Educativo ou pedagógico?

Brinquedo educativo
O desenvolvimento infantil está fortemente ligado com o simples ato de brincar

Ambos são indicados, contudo, deve se observar a faixa etária e as indicações para cada uma delas.

Resumidamente, o que vai determinar o seu processo de escolha, entre um brinquedo educativo ou um brinquedo pedagógico, você precisa definir o objetivo que quer atingir: desenvolver habilidades ou reforçar conteúdos.

Porque vale a pena investir nestes brinquedos?

A verdade é que o brincar, tem um papel super importante para o desenvolvimento da criança.

É através das brincadeiras que os pequenos experimentam o mundo, conhecem noções de espaço, convivem e compartilham, ganham autonomia e reconhecem as emoções.

E para contribuir, com o esclarecimento desta dúvida, achei super interessante esta matéria da Rede Super  com a Pedagoga Priscila Pereira Boy, onde ela reafirma o que citei acima.

No final do vídeo tem 2 dicas, para montar brinquedos em casa! Geleca caseira e avião de prendedor de roupas. 🙂

Em conclusão, espero ter contribuído para esclarecer suas dúvidas.  E saber se você já comprou algum brinquedo educativo ou pedagógico? Como foi a interação do pequeno(a)? Faça um comentário no post nos contando como foi sua experiência com esses brinquedos!

Recomendo que leia este artigo: Dicas de exercícios para estimular o desenvolvimento do bebê!

Um beijo

 

 

 

Valéria Queiroz

Valéria Queiroz

Mamãe de um menino fofo (Biel), publicitária, diretora comercial da Nairuz, bem humorada, acredita que a família é a base de tudo.Foi fisgada por este universo de amor sem medidas, quando ficou gravidinha, desde então mergulhou na maternidade e ama estar conectada com todos que não conseguem manter os pensamentos longe deste assunto. “O universo mamãe é algo incrível”.

Comentários no Facebook