Bruxismo em criança: como lidar?

Bruxismo em criança

Já falamos sobre o bruxismo em criança aqui no Blog, porém esta semana recebemos algumas dúvidas recorrentes e para esclarecê-las convidei novamente a Dra Erica Gomez.😉

Qual pai ou mãe não fica agoniado ao ver o filho ranger os dentes enquanto dorme?

Bruxismo em criança: como lidar?

Bruxismo em criança
Bruxismo em criança

Olá é sempre um prazer atender aqui na Arca Baby, se tiverem dúvidas podem sempre deixar nos comentários que vamos respondê-las. Mesmo que a resposta seja em forma de conteúdo, como este aqui.😊

O que é o bruxismo?

O bruxismo é o movimento não funcional e involuntário da mandíbula, enquanto se dorme, ou até mesmo durante o dia, quando acordado.

O que muita gente não sabe é que o bruxismo também acomete as crianças.

Como identificar se uma criança tem bruxismo?

Se seu filho tiver bruxismo, você poderá notar movimentos mandibulares constantes, que às vezes podem até produzir  alguns sons, à saber:

  • som de batida de dente contra dente;
  • som de arranhar/ raspar dente com dente.

As pessoas que convivem com alguém com bruxismo geralmente conseguem identificá-lo.Entretanto, uma polissonografia (exame utilizado para investigar distúrbios do sono) pode ajudar nesse diagnóstico.

O que causa o bruxismo infantil?

Bruxismo em criança
Bruxismo em criança

As causas do bruxismo em crianças ainda estão sendo estudadas, mas sabe-se que podem ter relação com estresse emocional,  bem como os fatores abaixo:

  • alterações comportamentais;
  • doenças neurológicas;
  • uso de alguns medicamentos;
  • baixo peso ao nascer e hereditariedade, por exemplo.

Ainda é difícil falar em tratamento para o bruxismo, mas pode-se controlá-lo.
Muitas vezes os dentes da criança com bruxismo sofrem desgastes acentuados, devido a sobrecarga que eles recebem por esse uso não funcional,excessivo e involuntário.

E por isso é importante conversar com o cirurgião-dentista para juntos buscarem soluções para o problema.
Cabe ao cirurgião-dentista avaliar individualmente cada caso para ter a conduta necessária.

Espero ter esclarecido as dúvidas e recomendo que leiam estes artigos aqui: Antibiótico estraga os dentes de leite do bebê? Verdade ou Mito ?

Erica Gomez

Erica Gomez

Cirurgiã-Dentista formada pela UNESP.Especialista em Ortodontia e Implantodontia. Telefone: (19)3217-6601; (19)98897-7243 (Whatsapp) Facebook: Construindo Sorrisos Monte Mor/E-mail: construindosorrisos@hotmail.com Consultório: Avenida Jânio Quadros, 1053-A. Centro, Monte Mor.

Comentários no Facebook