Crianças e animais: essa amizade dá muito certo! Veja os cuidados:

Chegou o Dia das Crianças e a garotada já está toda animada para saber o que vai ganhar de presente. Quem nunca ficou bem ansioso esperando esta data? Só quem tenho filhos sabe como é gratificante ver a criançada feliz por ganhar um presente esperado! Crianças e animais podem ter uma bela amizade, mas é preciso tomar alguns cuidados!

Dia das crianças: o que os pets podem ensinar para os nossos filhos?

 *Por equipe Botica Pets

E você, que é pai ou mãe, já sabe o que vai dar de presente? Se está pensando em dar um pet para o seu filho saiba que esta precisa ser uma decisão muito bem pensada. A relação entre crianças e animais é muito saudável para ambos os lados e está cheia de oportunidades de aprendizado, mas algo deve ser dito e sem criar polêmicas: bicho não é brinquedo!

Se a sua família ainda não tem nenhum pet em casa e tem um filho pedindo muito por isso, é bacana conversar com todos antes de adotar ou comprar um cachorro, gato, papagaio, coelho, tartaruga…

crianças e animais
Pets e crianças fazem bem um ao outro

Os pets dão trabalho e exigem cuidados!

Ter um cão em casa não é moleza! Eles precisam de todos estes cuidados básicos: alimentação, vacinas, vermifugação, brinquedos, passeios, carinho, adestramento, atenção e muito mais! Mas o amor e a alegria que você recebe em retorno não tem preço!

Para muitos pais é um sonho ver os filhos crescerem ao lado de um pet que eles possam amar e tomar conta. Se você acha que está na hora de incluir um patudo na vida da sua família, saiba que terá muitos ganhos para o amadurecimento de todos.

Se você tem dúvidas sobre crianças e animais em um mesmo ambiente, veja este artigo:

Crianças e animais de estimação: essa convivência é saudável?🐶🐱🤔

Listamos algumas dicas para que isso dê certo!

  • Escolha um pet que tenha o perfil da família

Pesquise muito antes de escolher o pet ideal. Se ficarem pouco tempo em casa, talvez seja melhor adotar ou adquirir um gato, que é mais independente emocionalmente do que um cachorro. Se optar pelos cães, não deixe de conhecer todas as possibilidades, além das raças, existem os SRDs de todos as idades e portes que, certamente, serão muito agradecidos pela sua escolha.

  • Divida as tarefas e os cuidados

As crianças, na medida do possível, devem sim ajudar na rotina do pet. Levar para passear, dar comida, recolher as necessidades podem ser tarefas interessantes para que os pequenos aprendam a lidar com a responsabilidade e o compromisso.

  • Eduque os cães – e as crianças – para uma relação saudável

Para uma boa convivência, os pets e as crianças precisam conhecer os limites um do outro. No caso dos cães, eles precisam ser treinados e socializados para manter um bom relacionamento com os pequenos. Isso porque um filhote não nasce sabendo de que forma deve agir com as crianças e podem se acostumar a morder e pular.

Estes comportamentos não devem ser incentivados a fim de evitar problemas futuros. Por isso, o adestramento e a socialização desde cedo é fundamental. Para as crianças, é importante ensinar que algumas atitudes não são legais como puxar o cão pelo rabo ou pelo, dar cutucões, mexer no cachorro quando ele estiver comendo, e etc.

crianças e animais
Crianças e animais de estimação: a diversão está garantida!
  • Promova atividades em família

Durante a socialização do cão, todos devem participar.

Atribua tarefas (brincadeiras, treinamentos de comandos e passeios) a cada membro a fim de garantir que todos curtam a alegria de ter um pet. Leve todos juntos ao parque, na pracinha e até quando for buscar as crianças na escola!

Em pouco tempo, este laço se tornará mais forte para todos. As vantagens de ter um cachorro que brinca com o seu filho, passeia e viaja com a família são inúmeras. A alegria de ter um pet em casa mais do que recompensa o trabalho de criar e educar o peludo! Pense nisso!

E então, percebeu como crianças e animais podem ter uma bela amizade ao se tomar alguns cuidados?

Se restou alguma dúvida pode nos perguntar nos comentários, pois será um prazer responder.

Até mais!

Leia também:

Brinquedo educativo: Descubra os motivos de escolher os brinquedos certos

 

Valéria Queiroz

Valéria Queiroz

Mamãe de um menino fofo (Biel), publicitária, diretora comercial da Nairuz, bem humorada, acredita que a família é a base de tudo.Foi fisgada por este universo de amor sem medidas, quando ficou gravidinha, desde então mergulhou na maternidade e ama estar conectada com todos que não conseguem manter os pensamentos longe deste assunto. “O universo mamãe é algo incrível”.

Comentários no Facebook