Dilema de gestante – Será que estou comendo de forma correta?

Olá mamães recebemos várias “perguntinhas” sobre a forma correta de se alimentar durante a gestação para não prejudicar nem a mamãe e nem o bebê e para esclarescer todas as dúvidas e nos orientar sobre este assunto convidamos a Dra Larissa Bufalo (CRN3: 44794) ela é nutricionista e atende no Espaço Nada Fútil.

#Fatores decisivos para o crescimento e desenvolvimento do bebê

img:www.bolsademulher.com

Dilema de gestante : Será que estou comendo de forma correta ? img:www.bolsademulher.com

Olá meninas vamos falar um pouquinho sobre o período gestacional, pois são mudanças físicas e emocionais que determinam o acompanhamento pré-natal, com a prioridade do acolhimento à mulher, o oferecimento de respostas e de apoio aos sentimentos de medo, dúvidas, angústias, fantasias ou, simplesmente, à curiosidade de saber sobre o que acontece com o seu corpo.

Durante o período gestacional o corpo de uma mulher sofre mudanças fisiológicas que afetam o seu sistema orgânico e as vias metabólicas com a finalidade de favorecer o crescimento adequado do bebê. Deste modo, as escolhas alimentares e o ganho de peso adequado são fatores decisivos para o crescimento e desenvolvimento do bebê.

O acompanhamento nutricional da mulher durante a assistência pré-natal é extremamente importante para a saúde do bebê e da mãe. Durante a gestação, há necessidade adicional de energia devido ao crescimento do feto, da placenta, dos tecidos maternos, bem como para o próprio consumo da gestante.

E é ai que começam a surgir muitas dúvidas, o que posso comer ? E tratamos frequentemente o Dilema de Gestante: Será que estou comendo de forma correta?

#Atenção redobrada 

img:www.vidamaterna.com

Dilema de gestante: Será que estou comendo de forma correta ?img:www.vidamaterna.com

Neste período a alimentação deve ter uma atenção redobrada, ai vai algumas dicas:

  • Alimentação balanceada: Deve conter todos os grupos alimentares: carboidratos, de preferência integrais (pães, biscoitos, macarrão, arroz) sempre olhe os rótulos, o primeiro ingrediente deve ser farinha de trigo integral.

Proteínas magras (frango, peixe, carne), frutas, legumes, leguminosas, castanhas e sementes.

  • O consumo de alimentos integrais (possuem alto teor de fibras) deve sempre ser associado ao consumo de água, evitando assim a constipação intestinal.
  • Água: o consumo é extremamente importante para o bom funcionamento do intestino, prevenção de infecções que são comuns nesse período, além de hidratar a pele, evitando as indesejadas estrias. Sem contar que é essencial para a produção do leite materno.

A quantidade de água ideal é: PESO x 40 ml.

  • Fracione as refeições de 3 em 3 horas, evite jejuns, coma devagar, mastigue muito bem os alimentos.
  • De preferência para alimentos cozidos e assados, evite consumir alimentos crus, (carnes e peixes mal passados, ovos mal cozidos, queijos e leites não pasteurizados) esses alimentos quando não preparados corretamente podem transmitir doenças trazendo riscos para a saúde da mamãe e do bebe.
  • Evite adoçantes, estes devem ser indicados apenas para as mães com restrição ao açúcar. O uso deve ser indicado por nutricionista ou médico.
  • Chás: existem alguns chás que devem ser evitados pois aumentam o risco de aborto, são eles: chá verde, chá branco, chá vermelho, chá amarelo, chá mate, chá preto, chá de alecrim, chá de canela e chá de cravo da índia.

Mamãe, escolha bem os alimentos que irão ser consumidos ao longo da gestação. Alguns estudos mostram que as primeiras experiências com os sabores são transmitidas pela mãe através do líquido amniótico, antes mesmo do nascimento. Os sabores são transferidos para o bebê, assim logo na primeira infância a criança pode ter preferencias por certos alimentos que foi consumido pela mãe durante a gestação.

Por isso mamãe escolha bem os alimentos, assim você garante uma melhor qualidade de vida para você e seu pequeno.

Mamães se tiverem dúvidas nos escrevam será um prazer auxiliar vocês.

Um forte Abraço da Dra Larissa e da Equipe Arca Baby

 

 

31 de agosto de 2015

Relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Valéria Queiroz

    Valéria Queiroz
  • Posts Populares

    • E aí, quer receber nossas novidades? ❤️

      Psiu! Receba dicas exclusivas no seu e-mail!

      Preencha abaixo seu e-mail e nós vamos enviar os melhores conteúdos e exclusividades para você!