O que é bom para torcicolo infantil? Uma coisa é fato, é extremamente desconfortável e doloroso.

O que é bom para torcicolo infantil? Estes dias eu tive exatamente esta dúvida em forma de desespero!😨

Aliás, como mãe de primeira viagem, eu nunca tinha visto uma criança com torcicolo, até que o meu Biel acordou aos gritos, dizendo estar com dor de cabeça.

Entretanto, com ele chorando sem parar eu não havia entendido que era torcicolo. Fiquei muito preocupada achando que ele estava com uma forte dor de cabeça.

Levei ele imediatamente no pronto atendimento pediátrico, fomos atendidos por uma pediatra excelente que o diagnosticou com torcicolo. Mas antes de tudo, veja na sequência como havia sido a nossa semana.

Passamos por uma semana intensa:

Sabe aquela semana que parece não ter fim? Pois bem, era a semana que havíamos passado!

Ele veio de uma semana com febre alta, mal-estar e murmurou um pouco sobre dor de cabeça. Foi diagnosticado com virose e no mesmo período um resfriado, finalizando no sábado  com torcicolo. Contudo, até entendermos que os choros sem pausa no sábado vinham de um torcicolo infantil, passaram “N” coisas em minha cabeça, por conta dos sintomas, inclusive meningite.

Não pense que eu estava sendo neurótica, mas os sintomas que ele teve durante a semana, foram:

  1. Febre alta;
  2. Vômitos;
  3. Dor de cabeça;
  4. Dor no pescoço;
  5. Mal-estar.

Foi apenas uma mera coincidência, para glória de Deus. Ufa!🙌

Entenda o que é um torcicolo infantil:

O que é bom para torcicolo infantil

O que é bom para torcicolo infantil

O torcicolo em criança é um espasmo doloroso com origem inflamatória ou nervosa nos músculos do pescoço.

Desse modo, a dor provocada,  acontece de forma repentina e aguda, aparece na parte posterior e lateral do pescoço e também na zona superior dorsal.

A cabeça fica inclinada para o lado devido à contração dos músculos. O rosto inclina-se ligeiramente para a frente e em direção à zona que não provoca dor. Foi exatamente isso que aconteceu com o Biel, veja:

O que é bom para torcicolo infantil

O que é bom para torcicolo infantil

Para resumir, torcicolo em adulto já é terrível, torcicolo em criança é pior ainda!😟

O que causa torcicolo em criança?

O que é bom para torcicolo infantil

O que é bom para torcicolo infantil

Assim como nos adultos o torcicolo infantil, tem basicamente os mesmos motivos, à saber:

  • Má postura do pescoço: Quando a criança fica em uma postura ruim mantida durante muito tempo, talvez durante o sono, ao ler na cama ou por ter estado em frente ao computador ou à televisão;
  • Durante uma brincadeira ou na prática de algum esporte: Por forçar demais o pescoço em alguma destas “tarefas”.

Entretanto, as causas de um torcicolo também podem residir numa coluna vertebral não alinhada (e neste caso o peso da cabeça é sustentado pelo pescoço, que está submetido a um esforço superior ao normal), num esforço excessivo, um movimento brusco, frio repentino ou num estado de tensão constante nos músculos das costas.

Todos estes fatores podem provocar cãibras nos músculos que sustentam o pescoço.

Quais são os sintomas do torcicolo infantil?

Os principais sintomas do torcicolo incluem, principalmente, dor no pescoço e limitação para movimentar a cabeça. Além disso, também pode acontecer que um ombro fique mais elevado que o outro, ou que o rosto se apresente assimétrico, com o topo da cabeça para um lado e o queixo para o outro.Semelhante a foto do Biel que coloquei acima.

Observação: Alguns bebês já nascem com torcicolo e por isso podem não virar a cabeça para um dos lados, embora não apresente qualquer sintoma de dor. Nesse caso, trata-se de uma situação diferente da que estamos tratando neste post, ou seja trata-se de um torcicolo congênito, veja a excelente explicação do Momento papo de mãe com o Dr. Gerd Schreen:

Quais os remédios para torcicolo?

A minha orientação, ainda mais por se tratar de crianças é sempre procurar o pediatra. Eles saberão dar a orientação necessária, pois nunca sabemos qual é gravidade.

No caso do Biel, foi feito alguns exames para se certificar se era apenas torcicolo, por conta da semana intensa que tivemos e pelo nível intenso de dor ele foi medicado:

  • Duas injeções para relaxar o músculo e alivio para tomar em casa se dor ou febre.

Conclusão: Se a dor é forte, a pediatra pode prescrever fármacos à base de paracetamol ou ácido acetilsalicílico.

Quais os remédios caseiros para torcicolo infantil?

A pediatra também orientou que o melhor remédio caseiro para torcicolo, seria:

  1. Compressa com água morna: No meu caso eu utilizei bolsa térmica. Importante: Atente-se para temperatura para não queimar a pele de criança, eu coloquei uma fralda de tecido e a bolsa térmica ficou em cima.
  2. Massagem: Durante o banho fui delicadamente fazendo massagem, com óleo Johnson e na hora do soninho, fiz novamente massagem com loção baby.
    1. A massagem não deve ser realizada de maneira muito forte, mas pode-se pressionar um pouco a palma da mão nos músculos do pescoço, no sentido dos ombros em direção às orelhas.

Quanto tempo dura o torcicolo em criança?

Geralmente dura até 3 dias, por isso a importância da massagem. E para concluir, não é fácil lidar com torcicolo infantil pelo desconforto, mas se seguir as orientações dará tudo certo!

Um beijo e Deus abençoe!