Os primeiros dentes de leite chegaram, e agora ?

Mamães, alguém está na fase dos primeiros dentes de leite ?O aparecimento dos dentes não é um daqueles marcos que acontecem de uma só vez. A mudança do sorriso desdentado para uma boca cheia de dentinhos é um rito de passagem que pode se estender pelos três primeiros anos de vida dos nossos filhotes, por isso muita paciência, a Dra Érica Gomez , trouxe algumas dicas para nós hoje…

#Dentes de Leite

sorriso
img:www.daquidali.com.br

Adeus sorriso “banguela”, tem novidade no pedaço é bem assim não é meninas? Os dentes de leite começam a nascer por volta dos seis meses de idade e continuam a erupcionar até o terceiro ano de idade.Isto faz com que muitas crianças tenham gengivas mais sensíveis e irritáveis nesta época.

#Alguns sintomas que podem acontecer nesta fase :

img:caras.uol.com.br
img:caras.uol.com.br
  • Excesso de salivação e vontade desesperada de morder.
  • Diarreia, principalmente porque as crianças levam muito as mãos sujas na boca durante essa fase.
  • Febre, mas se demorar a passar ou se a febre for muito alta, ela pode não estar ligada à dentição (Portanto, se seu filho apresentar febre durante o aparecimento da dentição, o melhor é avisar seu médico para garantir que a febre não esteja relacionada com outro problema).
  • Perda de apetite, algumas crianças podem perder a vontade de comer por causa do inchaço nas gengivas.

#Como aliviar o desconforto da chegada dos dentes de leite?

img:www.daquidali.com.br
img:www.daquidali.com.br

Oferecer mordedores é a melhor opção para trazer alívio para a coceira gengival, podendo ser colocado na geladeira antes para que o frio tenha uma ação calmante sobre a gengiva irritada.
Caso o bebê não aceite os mordedores, uma fralda de pano umedecida com chá de camomila gelado, sem adição de açúcar, é uma ótima opção.
Pode-se também fazer uso de uma dedeira para massagear a gengiva.
A introdução de alimentos mais duros também é uma boa alternativa para aliviar o desconforto.
Em alguns casos mais específicos, ainda  há  possibilidade de uso de gel anestésico ou  medicamento analgésico contra a dor no período em que os dentes estão aparecendo, sempre com acompanhamento de um profissional (odontopediatra ou pediatra).

Sabemos que para muitos bebês e seus papais, a chegada do primeiro dente de leite não é lá muito divertida. Pode ser um processo longo e exaustivo, o que indicamos neste momento é a paciência 🙂

Se tiverem dúvidas nos escreva, vamos fazer um post em breve com dicas de Higiene com estes primeiros dentes de leite.

Um beijo da Dra Érica e da Equipe Arca Baby

Erica Gomez

Erica Gomez

Cirurgiã-Dentista formada pela UNESP.Especialista em Ortodontia e Implantodontia. Telefone: (19)3217-6601; (19)98897-7243 (Whatsapp) Facebook: Construindo Sorrisos Monte Mor/E-mail: construindosorrisos@hotmail.com Consultório: Avenida Jânio Quadros, 1053-A. Centro, Monte Mor.

Comentários no Facebook