Escovar os dentes do bebê é um problema ? Veja 6 orientações importantes da Dra Erica Gomez

Olá mamães da Arca Baby, recebemos várias dúvidas sobre a escovação dos dentes dos bebês, sobre : A melhor forma, melhor escova, quando é o tempo certo, dificuldades.

Já falamos sobre este assunto em nossa Arca e se você tiver na etapa da escovação dos primeiros dentinhos, pode ver ler este post aqui : Os primeiros dentes de leite .

Hoje a Dra Érica Gomez, vai compartilhar conosco se realmente precisa ser um problema a escovação dos dentes do bebê.

#A escova de dente

dentes
img: escova de dentes infantil sabreodonto.com.br

Olá mamães da Arca Baby, a introdução da higiene oral no dia a dia da criança deve ser feita de forma divertida.
É importante deixar a criança manusear a escova, mesmo não tendo coordenação motora suficiente para a escovação, que deve ser feita por vocês (papai ou mamãe) Ok ? Não deixem a escova de dente virar um bicho papão, Já aconselhamos na Arca Baby , mamães que estavam com dúvidas sobre qual o momento certo de escovar os dentes do bebê, se você não leu ainda veja aqui : Quando iniciar a escovação dos dentes do bebê  .  E hoje vou compartilhar com vocês 6 pontos,  que vai fazer com que a escovação dos dentes do bebê não vire um problema de relacionamento entre em vocês 😉

#1- Comece desde pequeno

A higiene da boca deve começar antes mesmo dos dentinhos nascerem (primeiro com uma fralda de pano embebida em água, depois com uma dedeira, passando para a escova). Assim o bebê vai se acostumando que aquilo faz parte da sua higiene diária.

 #2-Dê o exemplo

O melhor modo de ensinar é dar o exemplo. Deixe seu filho ver você escovando os dentes, desde pequeno.  Ele vai achar graça. Mostre para seu filho que vocês, também escovam os dentes .
Com o tempo, seu filho vai se acostumar com a idéia e escovar os próprios dentes.

# 3 – Transforme o momento da escovação em brincadeira

Criança adora brincar, e faz de tudo para não ser interrompida na brincadeira.
Imagine que ele está correndo pela casa, fingindo que é um super-herói. Aí você fala: “filho, vem escovar os dentes agora”. Primeiro, ele simplesmente ignora seu chamado. Depois que você insistir pela décima vez, ele foge pela casa e quando você conseguir alcançá-lo, começará a choradeira. Isso tudo porque ele não queria parar de brincar.
Agora imagine que você entra na brincadeira: “Super homem, preciso da sua ajuda… Temos um problema lá no banheiro, e a única forma resolver  é pegar à chave mágica (no caso, a escova de dentes) que abrirá um portal, para que o mundo seja salvo”. Concorda que a chance do seu filho colaborar aumenta bastante?
Brinque com a criança, crie histórias, faça teatrinho com os bichinhos da cárie. Explique para seu filho que os bichinhos podem comer seu dente.

#4 – Explique o que acontece quando ele não escova os dentes

Sim, as crianças entendem…
Se você disser que os dentes vão doer, que os bichinhos que moram na boca vão estragar os dentes  e que os dentes vão ficar feios, eles entenderão.

#5 – Deixe-o escovar seus dentes

Chame seu filho para escovar os dentes da mamãe ou do papai. Depois, inverta os papéis, tenho certeza que será um momento importante para ambos.

#6 – Imponha que escovar os dentes não é opcional

Não aceite o “hoje eu não quero”, ou o “estou cansado, deixa para amanhã”. Se abrir mão da escovação virar um hábito, será mais difícil retomar a higiene diária.
Faça uma rotina, por exemplo: todos os dias, na hora do banho, escove os dentes de seu filho. Ou então, chame-o para escovar os dentes quando você for escovar os seus. Ele irá se acostumar e até gostar.

Mamães esperamos que tenham gostado do artigo, sabemos que tudo que é novo para os nossos filhotes exige muita dedicação, amor e paciência, mas nós mamães temos de sobra 🙂

Dúvidas sobre qual pasta de dentes utilizar nas primeiras escovações dos dentinhos de leite? Leia este post aqui “pasta sem flúor” , caso não possa ler indicamos da marca Bitufo.

Se tiverem dúvidas entre em contato conosco.

Um forte abraço da Equipe Arca Baby e da Dra Érica Gomez

Erica Gomez

Erica Gomez

Cirurgiã-Dentista formada pela UNESP.Especialista em Ortodontia e Implantodontia. Telefone: (19)3217-6601; (19)98897-7243 (Whatsapp) Facebook: Construindo Sorrisos Monte Mor/E-mail: construindosorrisos@hotmail.com Consultório: Avenida Jânio Quadros, 1053-A. Centro, Monte Mor.

Comentários no Facebook