13 regrinhas básicas para não dar gafe ao visitar recém nascido

Para visitar recém nascido é importante ter desconfiômetro

Antes de ter o Biel, muitos comentavam que ele seria o bebê da bolha. Que eu seria um tanto chatinha, não deixaria as pessoas pegarem no colo e etc.rs

Confesso que tinha um pouco de receio disso, até que ele nasceu e eu mesma me surpreendi. Mas nós mães recém paridas, sofremos muito com a falta de desconfiômetro  das pessoas durante a visita para o recém nascido.

Visitas para o recém nascido

visitar recém nascido
visitar recém nascido

Algumas pessoas cometem algumas gafes quando vão visitar recém nascidos seja na maternidade ou em casa. Não sou contra visitas para bebês! Como mãe, só acho interessante que os visitantes levem em consideração alguns fatos.

As visitas têm o seu lado bom:

As pessoas queridas vêm conhecer o mais novo membro da família, trazem amor, carinho, sorrisos e presentes 🙂 .

Mas infelizmente também tem o lado ruim:

As pessoas sem desconfiômetro demoram, usam perfumes, tiram foto com flash (postam nas redes sociais, sem nossa autorização), fumam antes visitar o bebê, chegam gripadas, ficam observando você amamentar, se amontoam no quarto 🙁 .

Quem resiste a um bebê recém nascido?

visitar recém nascido
visitar recém nascido

A chegada de um bebê ao mundo é, sim, motivo de celebração, de unir as pessoas. Mas como mãe, não tenho medo de ressaltar que é preciso ter calma.

A família do bebê recém nascido, vive um momento intenso de adaptação, e estas mudanças acontecem bruscamente, mesmo que tenha sido planejadas durante os 9 meses.

Por isso entendo perfeitamente, as mamães que querem receber visitas somente depois dos 15 dias. Ou se organizam para receber visitas  rápidas na maternidade.

Regras de etiqueta para visitar bebês recém nascidos

visitar recém nascido
visitar recém nascido

Nós mamães sabemos que existe uma ansiedade, por parte dos amigos, familiares em conhecer o nosso bebê. E somos gratas por isso, pois existe amor envolvido.

Mas  precisamos muito de compreensão e controle desta ansiedade. Assim, você não corre o risco de ser inconveniente e atrapalhar esse momento tão íntimo e delicado que vivemos! Por isso separei algumas regrinhas básicas para contribuir com este momento:

 #1 A visita para o recém nascido deve ocorrer no  hospital ou na maternidade?

A mamãe que decide o mais conveniente para ela e o bebê. Algumas preferem que seja realizada na maternidade, pois assim as visitas ocorrem de forma mais rápida. Ela também contará com o suporte das enfermeiras se necessário.

Algumas mamães escolhem que seja realizada em casa, mas pedem alguns dias para que as visitas comecem ocorrer.

Se ela pedir para que você espere mais algum tempo, não se chateie. Respeite a decisão e visite-os no momento combinado.

# 2  É importante ligar antes de ir, sempre!

Desconsidere a possibilidade de visitas surpresas, por favor!O bebê ainda não tem horário certos para dormir, a rotina as vezes é estressante no inicio. E talvez você chegue em uma hora inconveniente, que a mãe tirou para descansar.

# 3 Vá na visita, alimentado, ou seja coma antes e nem vá em horários de refeições:

Acredite, quando chega o bebê, a rotina da família muda muitooo. Então é muito raro no inicio conseguir fazer uma refeição completa. Sem deixar esfriar então, um milagre! Então a dica é não vá em horário de refeições, ou esperando que vá comer com o casal.

# 4 Não vá se estiver doente, em hipótese alguma!

O bebê recém nascido é muito frágil, por isso, ele fica mais suscetível a ação de vírus e bactérias. Então o senso de desconfiômetro precisa estar ativo! Não se chateie por não ser o primeiro a visitar, se recupere totalmente e depois vá.

# 5 Não fume e não use perfumes

Como mencionei o bebê recém nascido é muito sensível. Ele pode ter alguma alergia ou restrição, que ainda não deu tempo de ser diagnosticada. Afinal o bebê acabou de chegar ao mundo.

Portanto não fume antes, nem durante a visita. E esqueça os perfumes fortes, pois só irá gerar desgastes.

# 6 Higiene acima de tudo

Não se constranja ao se deparar com álcool em gel. Não considere isso exagero, ou frescura! Se chama amor e zelo, então sem julgamentos. A mãe deseja que você passe em suas mãos antes pegar o bebê.

# 7 Visitas rápidas

Lembre-se da rotina cansativa da família, então a visita tem que ser agradável e rápida. Você ama a família por isso dedicou seu tempo precioso em visita-los. Então pense que o bebê pode ter tido cólicas a noite, e os pais precisam descansar.

#8 Não peça para a mãe acordar o bebê

Por favor não peça para a mãe acordar o bebê! O sono do bebê recém nascido é muito sagrado, muitas vezes ficamos horas tentando conseguir este momento de descanso para fazer alguma outra tarefinha, ou descansar a mente. Portanto se na hora da sua visita o bebê estiver dormindo, aprecie a belezura e deixe o bebê descansar, vai ter outros momentos que você poderá carregar no seu colo precioso. Lembre-se que o bebê pode ter chorado a noite inteira.

# 9 Não beije, não pegue na mão do bebê

Nós ficamos muito expostos a vírus e bactérias. Colocamos as nossas mãos em vários itens, como chaves, celulares, dinheiro. Então como o bebê é sensível, nós temos que pensar com carinho e evitar beijar, pegar nas maozinhas.

#10 Mães precisam de ajuda

Se você tiver intimidade com o casal, não hesite em oferecer ajuda. Lavar uma roupa, ajudar limpar a casa, lavar louças, passar roupa. Acredite esta é a melhor forma de demonstrar carinho. Mas combine com o casal sobre isso, não saia fazendo sem permissão para não ofender os novos pais.

#11 Nada de blá blá, conselhos ou palpites

Conselhos são bons, se a mãe pedir! Palpites pode deixar para lá… Somos bombardeados de informações e tem hora que isso estressa. Então por favor não fique falando, dá mamadeira, esta criança chora porque tem fome, dá isso que a cólica passa. Isso só vai gerar stress e insegurança para a mãe recém parida.

# 12 Nada de foto sem autorização

Se a família permitir e gostar de exposição Ok! Mas se eles não gostarem, não faça sem permissão, não publique em grupos ou mídias sociais. Respeite a decisão dos pais, as pessoas mais importante que precisam saber do seu carinho são os pais e você demonstra isso com sua presença e compreensão.

#13 Hora de amamentar, momento sagrado

O horário de amamentação, para mim nos primeiros dias foi muito tenso, mamilos machucados. Sofrendo com a pega! Eu não conseguia amamentar na frente de ninguém, queria ficar sozinha com o meu bebê.

Portanto se perceber que o bebê está reclamando e que pode ser fome, esse pode ser um sinal de que é momento de se despedir.

 Gosto muito da frase da pediatra Vera Lúcia Krebs, do Hospital das Clínicas de São Paulo: “recém-nascido não é atração turística”.

Se você ama a família, você compreende:

visitar recém nascido
visitar recém nascido

Compreende que é um tempo novo e respeita o desejo dos pais. Asseita alguns freios que as vezes é necessário no inicio. Nada de ficar com mágoa! É tempo de celebrar a chegada de um integrante, de compreender o momento do puerpério da mãe.E para encerrar, achei incrível as orientações do Pediatra Daniel Becker

Um beijo e até mais! Espero ter ajudado…

Valéria Queiroz

Valéria Queiroz

Mamãe de um menino fofo (Biel), publicitária, diretora comercial da Nairuz, bem humorada, acredita que a família é a base de tudo.Foi fisgada por este universo de amor sem medidas, quando ficou gravidinha, desde então mergulhou na maternidade e ama estar conectada com todos que não conseguem manter os pensamentos longe deste assunto. “O universo mamãe é algo incrível”.

Comentários no Facebook