Bebê e trabalho: Como conciliar a carreira com a maternidade

Bebê e trabalho: os conflitos de voltar a trabalhar

Bebê e trabalho, decerto este é um dos o dilemas mais doloroso. Aliás, como conciliar as duas coisas, sem nos sentirmos culpadas?

A realidade é que quando os filhos nascem, muitas mulheres que trabalham fora passam por um conflito no fim da licença maternidade: voltar ou não ao trabalho.

Inegavelmente isso ocorre, tanto para mães que empreendem, como para mães que possuem carreiras sólidas.

Mães e o trabalho: o eterno dilema

Bebê e o trabalho
Bebê e o trabalho: os dias em casa nem sempre são da forma que imaginamos

A vontade de estar com o bebê por mais tempo e a falta de opção para ter com quem deixá-lo, são os principais motivos.

Como cuidar do filho sem abrir mão da profissão? Como deixar seu bebê pequeno e voltar ao trabalho?

Eis que você está diante de uma decisão! Seu filho não é um peso, por outro lado ter vontade de prosseguir com a carreira não te faz uma péssima mãe.

O importante quando pai e mãe vivem juntos, é que esta decisão seja tomada pelos dois e pensando no casal, não apenas no bebê.

Ser uma mãe de sucesso e uma profissional de sucesso: é possível?

“Sucesso é quando você se sente bem consigo mesma, com sua decisões (…) Não significa apenas alcançar metas, mas sentir prazer nisso.”

Primeiramente, o ponto crucial é sentir-se feliz com as suas escolhas! Logo depois, descubra o que significa sucesso para você.

Antes de mais nada, posso lhe afirmar que: sim, é possível ser mãe e ter uma carreira de sucesso. Entretanto, seja empreendendo ou no seu trabalho efetivo, existem algumas atitudes que você precisará tomar, para não se frustrar.

O Conceito multitarefas:

As mulheres modernas acabam recebendo o rótulo de “multitarefas”, devido às transformações no seu comportamento, com atividades cotidianas onde se desdobram em inúmeras ações nas suas esferas: profissional, pessoal e familiar. E você vai precisar saber lidar com tudo isso.

6 dicas para te ajudar: ser mãe e ter uma carreira de sucesso.

Bebê e trabalho
Bebê e trabalho: saiba enfrentar dilemas em sua vida

Separei algumas dicas para lhe auxiliar nesta trajetória, aplique-as quando for necessário. E, logo mais você poderá compartilhar outras dicas valiosas também!

# 1 Alinhe suas expectativas : nem sempre você vai tirar “nota 10” em tudo :

A maior parte das frustrações, ocorrem por nossa culpa, nos cobramos muito. A expectativa que colocamos sobre nós é muito alta. Logo, você vai precisar ter um ponto de equilíbrio.

Dessa forma, deixo como tarefa, reconhecer seus limites, mas lembre-se de que equilíbrio é diferente de estagnar-se, sendo assim, evolua sempre!

#2 Tenha em mente que  seu filho vai passar momentos sem você, e ele vai sobreviver:

Você não vai conseguir fazer tudo sozinha, consequentemente vai precisar de ajuda. Certamente, terá que deixar o seu filho em determinado momento na escolinha, ou com uma babá de confiança, ou com algum familiar.

# 3 O seu maior esforço será na qualidade do tempo que passa com seu filho e não na quantidade:

A qualidade do tempo que determinará o quão valioso são os momentos, eles ficam registrados em nossa mente. Então, esqueça a culpa, pare de se cobrar que quase não fica com o seu filho.

Você fez uma escolha, eu entendo a saudade, sei como incomoda as vezes. Mas foque na qualidade do tempo que passa com o seu filho, faça destes momentos incríveis.

# 4 Estabeleça seus horários:

Você vai precisar de uma rotina para te ajudar, então não se cobre se ela quebrar. Ocasionalmente, alguns planos não vão dar certo. Se isso ocorrer, conquiste a posição de resolvedora de problemas, pois sempre há um plano B.  Portanto, seja resiliente que tudo vai dar certo.

# 5 Estabeleça uma relação de confiança:

É muito importante conversar com o companheiro e com os filhos, com o propósito de estabelecer combinações, acordos e construir uma relação de confiança. Este elo entre vocês fortalece o relacionamento e os deixam mais fortes para enfrentarem juntos os dilemas.

#6 Se for necessário retroceda:

Se for necessário retroceder de alguma coisas, não se sinta inferiorizada. Nem sempre o retrocesso é ruim, pois ele nos permite um recomeço.

Agora deixo um dica extra para você:

Calendário – Agenda

Você irá enfrentar a jornada dupla, então a última dica é:

# Divida as tarefas domésticas:

Se você não tiver condições de ter uma secretária do lar, converse com o seu esposo e divida as responsabilidade domésticas.

Definitivamente, entenda que você não é uma super mulher e precisa de ajuda! Deste modo, não se sinta envergonhada, achando que a responsabilidade de cuidar do lar é somente sua.

Enfrente os dilemas

Em conclusão, resolva os seus dilemas e siga em frente! E lembre-se: são as decisões e não os dilemas que mudam a nossa vida. Contudo, permita-se decidir o que é melhor para você e conquiste seus resultados extraordinários!

Enfim, se você for decidir empreender, recomendo que leia este artigo: Filhos costumam parir grandes empreendedoras.

Um beijo

 

 

Valéria Queiroz

Valéria Queiroz

Mamãe de um menino fofo (Biel), publicitária, diretora comercial da Nairuz, bem humorada, acredita que a família é a base de tudo.Foi fisgada por este universo de amor sem medidas, quando ficou gravidinha, desde então mergulhou na maternidade e ama estar conectada com todos que não conseguem manter os pensamentos longe deste assunto. “O universo mamãe é algo incrível”.

Comentários no Facebook