Como preparar o seio para amamentação, separei 8 dicas excelentes, veja!

Como preparar o seio para amamentação-Amamentar é um ato de amor!❤

A amamentação é, de fato, uma prática de amor, mas é comum uma preocupação em nós, de como preparar o seio para amamentação .

E para esclarecer estas dúvidas, trouxe algumas dicas que vai te auxiliar durante o período de aleitamento.

O leite materno é, sem dúvida, o melhor alimento para o seu bebê

como preparar o seio para amamentação
como preparar o seio para amamentação

Amamentar o bebê é uma forma de cuidar minuciosamente da saúde do pequeno. O leite materno auxilia efetivamente no sistema imune da criança, promovendo a redução das chances do bebê ter diversas alergias, doenças e afins, prevenindo permanentemente da maioria delas.

Amamentar o seu bebê faz maravilhas para a saúde.

Ao amamentar, o seu bebê está saudável e você também. A amamentação reduz as chances de adquirir o câncer mamário e também de ovário, e ainda promove o auxílio em emagrecer após o parto.

Existem diversos truques que as mamães de plantão costumam aderir para questões relacionadas ao mamilo. Aquelas que querem saber como fazer os seios crescerem, podem optar por produtos eficazes que tratam os seios. Há também creme para aumentar os seios que podem ajudar aquelas que tem pouco volume mamário.

Importante:

Vale ressaltar que, se você não conseguir adquirir nenhum produto, não se frustre!O seu organismo já cuida disso naturalmente ao longo da gravidez.

7 Dicas para lhe auxiliar

como preparar o seio para amamentação
como preparar o seio para amamentação

1-Acessórios:

Existe uma opinião divida sobre este assunto, alguns especialistas indicam o uso de conchas plásticas ao longo do pré-natal e em etapa de amamentação. Essas conchas têm formato de anel, com um fragmento do acabamento em silicone, juntamente de um buraco para o encaixe do mamilo, tornando-se mais projetado, em razão da pressão na auréola.

O outro fragmento da concha é redonda e faz a cobertura do anel, em cima, para permanecer dentro do sutiã.

Eu utilizei, mas me frustrei, porque estava com o seio bastante ferido.  A própria pediatra me orientou a deixar o meu seio “respirar”.

2-Exercite os bicos mamários:

Sabemos que nem todos os bicos dos seios são iguais. Algumas de nós possuem mamilos invertidos ou planos e necessitam de manobras específicas. Minha dica é que você bata um papo com o seu obstetra sobre isso.

Tenho algumas amigas que passaram por isso e o obstetra indicou, alguns “exercícios” para fazer em casa mesmo.

Exercícios de “puxar” os bicos dos mamilos. É preciso de uma estimulação mecânica com o indicador e o polegar em formato de cruz.

O fundamental é proceder esta tarefa diariamente. Recomenda-se que a tarefa se repita 5x ao longo do dia, logo de manhã, em último mês da gravidez.

3-Fique exposta ao sol:

Durante a gravidez, o banho de sol nos mamilos uns 15 minutinhos, antes das 10 da manhã ou após as 16 horas, pode ser uma das maneiras mais eficientes de prepará-los para a amamentação.

O calor dos raios solares gera a resistência aos mamilos e fazem a prevenção das rachaduras. Se o clima estiver fechado e não encontre um local discreto para tal atividade, lâmpadas são opções certeiras.

Faça a hidratação da região:

Hidratar os mamilos também auxilia a prevenir rachaduras. Entretanto, tome cuidado na maneira como fará isso. Evite utilizar hidratantes e cremes ao longo do pré-natal, porque alguns produtos podem reduzir a espessura da cútis dos mamilos, favorecendo fissuras no processo de amamentação.

Entretanto, a melhor forma de cuidar dessa região, enquanto está amamentando, é utilizar pomadas somente com lanolina.

5-Higienize:

Fazer a higienização adequada dos seios também auxilia a evitar rachaduras e tornar o momento de amamentação mais agradável. Evite sabonetes nessa região, até porque os seios disponibilizam uma hidratação natural que necessita de preservação.

Isso também é válido para a água em temperatura quentes, que se habitua a retirar o óleo natural do corpo. Buchas vegetais também são inimigas das mães. Esfoliações podem prejudicar os mamilos e acometer complicações.

6-Opte pelo sutiã perfeito:

Posteriormente ao parto, as mamas têm um aumento de até duas numerações do manequim. Por isso, é preciso de novos sutiãs.

Escolha os modelos em algodão, que não tenham aro metálico, bojos. Eles necessitam de alças largas para que tenha auxilio na hora da sustentação, prevenindo o empedramento do leite.

Já o produto que não é sintético evita alergias, visto que os mamilos estão sensíveis, mais do que o normal, nessa etapa. Modelos com aberturas também facilitam o processo de amamentação.

7-O bebê não deve “chupetar”:

Ao passo que você esteja amamentando, os mamilos estão mais sujeitos a rachaduras, ainda mais se o bebê o utiliza como chupeta. Ao notar que isto está acontecendo, é importante interromper a mamada.

Retome posteriormente, quando houver a certeza de que a criança está abocanhando a região da auréola, para a saída do leite.

8-De todas as dicas que passei acima esta última é essencial❤.

como preparar o seio para amamentação
como preparar o seio para amamentação

Somos bombardeadas de informações, é como já disse é normal você ficar preocupada de como preparar o seio para amamentação. Para que tudo ocorra bem com você e seu bebê.

Mas a minha dica essencial é, mantenha o equilíbrio! É importante sim que você compreenda a importância da amamentação, entenda como ela funciona e, por fim,  mas é mais importante que você esteja com a mente equilibrada.

Porque estou dizendo isso…

A mente equilibrada, vai garantir que você encare com tranquilidade as dificuldades que costumam aparecer, além de dar forças para que não desista. Outra coisa legal também, é ter contato com outras mamães que amamentam, a troca de experiência contribui muito no processo.

Um😘e até a próxima!

Valéria Queiroz

Valéria Queiroz

Mamãe de um menino fofo (Biel), publicitária, diretora comercial da Nairuz, bem humorada, acredita que a família é a base de tudo.Foi fisgada por este universo de amor sem medidas, quando ficou gravidinha, desde então mergulhou na maternidade e ama estar conectada com todos que não conseguem manter os pensamentos longe deste assunto. “O universo mamãe é algo incrível”.

Comentários no Facebook