Amamentação exclusiva! Descubra porque deve olhar nos olhos do bebê quando amamenta

Amamentação exclusiva

Hoje trazemos mais um post da série amamentação exclusiva <3. Se e você não leu o anterior clique aqui “O tetê salva vidas”.

Nós já sabemos que a chegada de um bebê muda a nossa rotina inteirinha e de toda  família. Principalmente, de nós mamães. Temos que reorganizar nossos horários e tarefas desde o início da gestação, isso não é nada fácil, cá entre nós. Mas o que nos faz mudar tudo são eles, nosso bem maior e geramos junto com eles nosso amor e afeto único, amor de mãe, sem medidas.

Mas vamos ao papo sério e hoje quem compartilhará experiências conosco será a Bruna Cardoso 😉

#Amamentar é sublime

amamentação exclusiva
amamentação exclusiva

Olá mamães é um prazer enorme fazer parte da Equipe de Colaboradores de conteúdo da Arca Baby e hoje trouxe mais um relato para vocês sobre o aleitamento materno.

Encontramos na internet diversos textos de orientação para as mamães no momento da amamentação. E a maior parte tem os mesmos princípios básicos: indicam posições que facilitam a pega correta, a busca por um ambiente calmo, os problemas e dificuldades pelos quais as mamães de primeira viagem passam.

É um momento único!

Entretanto, dia desses um desses textos, muitas vezes tão populares, me preocupou. Neste, havia uma orientação para as mamães se distraírem assistindo a TV enquanto amamentavam. Para refutar essa dica, vim lhes passar uma informação muito importante. Vem comigo!

#Você deve olhar nos olhos do seu bebê!

amamentação exclusiva
amamentação exclusiva

Existe uma antiga discussão a cerca do assunto entre grandes nomes da psicanálise e geneticistas. E, eu não tenho a pretensão de comprovar um ou outro. Acredito que, na verdade, um complementa o outro, pois ambos estudam o que acarretam as patologias nos seres humanos. E, ao meu ver, a psicanálise não tem o objetivo de culpar, mas, assim como a genética, apontar um dos possíveis fatores de risco para autismo.

Existem muitas pesquisas que relatam o não olhar da mãe para o filho como um fator desencadeante para o autismo. É claro que a genética é fator fundamental de pré-disposição de inúmeras doenças, assim como essa, mas já é sabido que não é fator determinante. Já o meio em que o indivíduo esta inserido e as experiências que o mesmo vivencia influenciam diretamente em seu desenvolvimento psíquico e físico.

#Amamentar é um ato de amor

amamentação exclusiva
amamentação exclusiva

Portanto, quando o bebê busca pelo olhar da sua mãe e não o encontra, além da grande chance de gerar insegurança, que irá se refletir ao longo de sua vida. É apontado por especialistas como um dos fatores de risco para o desenvolvimento do autismo. É no olhar da mãe que ele encontra seu porto seguro enquanto é alimentado.

O hormônio do amor <3.

A ocitocina, conhecida como o hormônio do amor, está presente em maior quantidade no organismo no período pós parto. Especialistas citam que ao olharem para o bebê enquanto amamentam, as mães dotam-se de um sentimento que transborda. E este momento é também um dos que mais estimula a produção do leite materno diretamente na fonte, no hipotálamo.

Então mamães, amamentem seus filhos com o seu olhar de amor. Nada pode ser mais importante do que o desenvolvimento saudável de seu filho, pois o Amor alimenta.

Mamães esperamos que tenham gostado do post, deixe seu comentário aqui, com dúvidas, será um prazer ajudar vocês.

Um beijo e um abraço bem apertadooo da Equipe Arca Baby e da Bruna Cardoso.

Veja também as dicas do Dr Daniel Becker sobre a importância da preparação da mulher, para este período de aleitamento materno.

Comentários no Facebook