dar água para o bebê

Dar água para o bebê: qual é o momento certo? Quando começar?

Descubra quando começar a dar água para o bebê:

É comum que as mães, principalmente as de primeira viagem, tenham a dúvida de quando começar a dar água para o bebê. Eu tive!😂

Somos bombardeadas por informações e às vezes ficamos perdidas, o que é normal!  Contudo, o primeiro esclarecimento é que as necessidades do bebê são bem diferentes de uma pessoa adulta.

Existe um momento certo para começar a dar água para o bebê?

dar água para o bebê
Dar água para o bebê

Um bebê com amamentação exclusiva, não necessita tomar água,  uma vez que o leite materno já contém a água necessária para o hidratar.

Entretanto, nos dias mais quentes, ocorre o aumento da necessidade do bebê mamar mais vezes. Consequentemente, a mamãe precisa ingerir uma quantidade bem maior de água.

Veja o vídeo da Dra.Ana Escobar sobre isso:

E os bebês que tomam fórmula?

Para os bebês que tomam fórmula, há divergências. Sendo assim, oriento que consulte o pediatra que acompanha seu bebê. Tem alguns que falam que a água com que se prepara a fórmula já é suficiente. Contudo, já vi algumas reportagens em que outros lembraram que essas fórmulas podem conter sódio (sal), e por isso vale a pena dar um pouco de água na chuquinha, mamadeira ou copinho, especialmente se estiver muito calor.

Fique tranquila, existe um momento, ou pelo menos um norte!😊

O momento ideal para dar água ou chás é quando já foi introduzida a papinha(depois dos 6 meses), mas nada de exageros. Aliás, exagero não é bom em nada, temos que ter temperança! Água demais pode acabar ocupando o lugar que deveria ser da comida no estômago.

Desta forma, pequenos goles costumam ser orientados após as refeições. A quantidade deve ser estabelecida junto ao pediatra e respeitada.

A orientação para a ingestão de chás é a mesma para a água, em pouca quantidade, respeitando a orientação médica.

As necessidades da criança:

dar água para o bebê
Dar água para o bebê

Eu encontrei uma tabela muito legal no portal “Tua Saúde”  e vou compartilhar com vocês, mas verifique com o pediatra do seu baby se ele está de acordo. Pois, a quantidade de água ideal deve ser calculada de acordo com o peso da criança. Assim como nos adultos, sabe?

dar água para o bebê
Fonte: Portal tua saúde

Quando eles fazem 1 aninho, já conseguem se expressar melhor e você saberá quando estão com sede. Incentive a ingestão de água, pois gastam mais energia e tem crianças que tem dificuldade para tomar e acabam esquecendo.

Um beijo e espero ter ajudado!

Ah, para encerrar: se estiver com dúvidas sobre o momento certo para introdução da papinha, clique aqui. Neste artigo contei um pouquinho sobre quando comecei com o Biel e deixei também uma receitinha saborosa!❤️

Leia também: Xarope caseiro para tosse seca – receitinha de vó ❤️

Valéria Queiroz

Valéria Queiroz

Mamãe de um menino fofo (Biel), publicitária, diretora comercial da Nairuz, bem humorada, acredita que a família é a base de tudo.Foi fisgada por este universo de amor sem medidas, quando ficou gravidinha, desde então mergulhou na maternidade e ama estar conectada com todos que não conseguem manter os pensamentos longe deste assunto. “O universo mamãe é algo incrível”.

Comentários no Facebook