xarope caseiro

Xarope caseiro para tosse seca

Eu adoro receitas de xaropes caseiros e no domingo passado aprendi uma receitinha de  xarope caseiro para tosse seca, com a fofa da D.Sandra ( vozinha do amigo do Biel) ❤️. A receita, segundo ela, é capaz de eliminar tosse em cerca de três dias.

No momento que recebi a dica, pensei: “preciso compartilhar!”😂 Enfim, cá estou eu! Já providenciei em casa também e depois conto tim tim por tim tim sobre os resultados.

Receitinha de vó contra tosse seca, gripe e resfriado

xarope caseiro para tosse seca

xarope caseiro para tosse seca

Antes de mais nada, sabemos que a tosse seca, em geral, é ocasionada por ar seco, ambientes cheios de poeira, irritação, alergia, coceira na garganta e por diversos outros motivos oriundos do ambiente.

Entretanto, é importante saber o que de fato está causando a tosse, porque ela pode ter diversas causas, que devem ser investigadas pelo médico.

Mas compartilhei a receita com a pediatra do Biel e no caso dele, não teve nada que prejudicasse e eu testei em casa e deu certo, além de ser super fácil de fazer.

A protagonista:

Sopa de cenoura é nutritiva

Sopa de cenoura é nutritiva

A receita caseira da vez utiliza como protagonista a cenoura. De antemão, eu já conhecia os benefícios da cenoura.  Assim sendo, ela já faz parte da alimentação do Biel, costumo servir como salada ou em sopas, mas como xarope, confesso que não conhecia.

Aliás, não sei se você sabia, mas a sopa em si, pelo seu modo de preparação e pelos seus nutrientes tradicionais, é um alimento com uma importância nutricional extraordinária. Além de ser de fácil digestão ainda é rica em vitaminas e minerais, sendo uma poderosa aliada para saúde.

Aproveitando o assunto sopa, vou deixar uma dica aqui, que aprendi durante um bate papo com uma nutricionista, ela me orientou que:

Os caldos e sopas devem ser preparados sempre em uma panela grande e nunca na panela de pressão já que o objetivo é cozinhar os ingredientes lentamente para que o sabor fique na água.

A cenoura

O benefícios da cenoura

xarope para tosse seca

 

Enfim, a cenoura é conhecida como um dos alimentos mais ricos em betacaroteno, assim sendo, um poderoso antioxidante responsável por sua cor alaranjada.

Ao mesmo tempo, possui fonte de fibras, minerais como fósforo, potássio, cálcio e sódio e vitamina A, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina C.

Também possui propriedades expectorantes e antioxidantes que ajudam a combater as gripes e os resfriados, especialmente diminuindo os sintomas de tosse, pois limpa as vias aéreas e acalma a irritação que provoca a tosse .

Elas fazem bem para:
  • Digestão;
  • Intestino;
  • Ajuda na luta contra obesidade infantil;
  • São amigas da pele;
  • Visão.

Xarope caseiro de cenoura

xarope caseiro para tosse seca

xarope caseiro para tosse seca

Como resultado de todos os benefícios mencionados acima, certamente com a cenoura podemos fazer um excelente  xarope caseiro para tosse seca alérgica.

E por este motivo, vou compartilhar a receita maravilhosa abaixo, que testei e aprovei, vamos lá?

Anote a receitinha:

Ingredientes
  1. 1 xícara de mel;
  2. 4 cenouras (médias);
Modo de preparo
  1. Passe a cenoura pela centrífuga e reserve este suco;
  2. Coloque o suco da cenoura em um recipiente e leve ao fogo baixo;
  3. Acrescente mel;
  4. Mexa o suficiente, até engrossar;
  5.  Retire do fogo e guarde num recipiente de vidro devidamente tampado.
  6. Tome 1 colher deste xarope de 3 a 4 vezes ao dia.
Observação
  • Se acaso não tiver centrífuga em casa, não se preocupe! Você pode cozinhar a cenoura e bater em um liquidificar com a própria água que cozinhou.
  • Geralmente, como estes xaropes são preparados à base de mel, não devem ser administrados a crianças com menos de 1 ano de idade, devido ao risco de botulismo, que é um tipo de infecção grave. Além disso, também não devem ser usados por diabéticos.

Os benefícios do mel

Xarope caseiro para tosse seca

Xarope caseiro para tosse seca

Além de ser utilizado como adoçante natural, o mel também pode ser usado para fortalecer o sistema imunológico, assim como a cenoura. Inclusive como explicou a otorrinolaringologista Tanit Sanchez no Bem Estar :

Usar o alimento (neste caso o mel) contra a tosse não é um mito: ele realmente funciona, principalmente se a tosse for mais seca. Isso acontece porque o mel consegue proteger as mucosas da garganta e melhorar a irritação.

Importante
  • Este xarope caseiro pode ser utilizado apenas em crianças que já consomem papinhas, aos “bebezicos”, não recomendamos;
  •  Antes de tudo, é sempre importante que o pediatra da criança esteja ciente;
  • O pediatra é responsável pelo acompanhamento e saberá identificar o real motivo da tosse, existem tosses causadas por doenças respiratórias agudas.

Dica extra

Dica é sempre bom!

Dica é sempre bom!

Após os seis primeiros meses de vida, período no qual a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo, e, dependendo da idade, determinados chás podem ajudar a amenizar o desconforto de alguns sintomas das gripes e resfriados.

Este é o caso, por exemplo, do poejo e da camomila, que possuem boa ação anti-inflamatória; e da malva, do hortelã e do guaco, que auxiliam no combate à tosse e ao catarro localizado nas vias aéreas superiores. Então, se quiser receber dicas de chás caseiros, me escreva, será um prazer compartilhar.

Vou encerrando por aqui, espero ter contribuído com a receita de  xarope caseiro para tosse seca e recomendo que leia este post aqui: Receitas de sopas para fortalecer a imunidade das crianças.

Um beijo❤️.