Documentos do bebê: Entenda a importância da documentação para crianças!

Anota aí, mamãe: documentos do bebê 😉

Embora muitas mamães saibam da necessidade de fazer os documentos do bebê, é comum deixarem pra depois. Essa não é a melhor escolha, viu?

Vida de mãe é uma correria, não é mesmo? Em um minuto estamos brincando com nosso filho, precisamos ficar atentas aos horários de alimentar o pequenino, do nada precisamos socorrer a criança e é um corre-corre pra todos os lados!

Quando finalmente está tudo bem  com  nosso filhote é um alívio, é uma paz sem explicação quando temos a certeza de que nossa criança está segura e feliz.

Mesmo na correria do cotidiano, não podemos ignorar algo muito importante: os documentos do bebê!

Nos primeiros meses de vida da criança já é possível emitir seus documentos. Registrar a digital dos pequenos permite a identificação através de um banco de registros, e em qualquer situação o reconhecimento da criança é imediato!

documentos do bebê
As digitais do seu bebê podem ser registradas logo nos primeiros meses de vida

Seu filho é um pequeno cidadão e precisa de documentação, assim como os adultos!

Os documentos do bebê são a garantia de que a criança que está com você é realmente seu filho ou filha! Entende como isso é importante?

É por isso que  hospitais, hotéis, e companhias de viagem de ônibus ou aéreas exigem a documentação de identidade da criança. Em caso de suspeita sobre o adulto que está com a criança, a segurança deve ser avisada!

No começo, a certidão de nascimento serve para garantir serviços básicos para seu neném, mas tem uso limitado por um tempo e  é recomendado tirar o CPF e RG assim que possível.

O RG e CPF além de conservarem por mais tempo, são pequenos e fáceis de levar. Já é tanta coisa para carregar na bolsa da criança!🤣

A certidão de nascimento, além de grande para levar, é frágil e pode sujar, amassar, rasgar ou ser perdida. E acredite, dá dor de cabeça emitir outra!

E falando em dor de cabeça, infelizmente existem situações  complicadas, como roubo de crianças e sequestros. Fique calma! Nada disso vai acontecer, mas é para estes casos raros que as autoridades pedem  os documentos do bebê.

Os documentos do bebê estão presentes em qualquer momento da vida! ❤

Para realizar consultas e vacinas, é comum que a documentação seja exigida no atendimento. Mas você é diferente! É uma mamãe preparada e já vai providenciar a identidade do seu pequenino!

Sabia que ao emitir a identidade da sua criança vocês poderão participar de grupos e treinamentos fornecidos pelos grupos de saúde da sua cidade? Grupos de aleitamento materno são maravilhosos para orientar mamães de primeira viagem! Mas geralmente participam apenas as crianças que possuem RG ou CPF!

Viajar é preciso! mas só com os documentos em dia

E as férias? Ah, viajar com seu pequenino será maravilhoso! Mas evite a burocracia ao tirar os documentos do bebê.

Comprar a passagem da criança pode até ser fácil, mas no momento do embarque a segurança é rígida! Bebês devem estar acompanhados pelo responsável legal, e apresentar o documento com foto. Estar com o RG do seu filho pequeno  evita apertos  e constrangimentos na sua viagem!

documentos do bebê
Até para abrir uma poupança é necessário o documento da criança

Sabia que até para poupar uma graninha para o seu filho, são necessários os documentos do bebê? 💰💰💰

Caso pretenda abrir uma conta bancária e criar uma poupança para seu filhote, é possível com a apresentação do RG.

Sendo mamãe de primeira viagem ou não, considere tirar os documentos do seu filho o mais rápido que puder. Isso é tão importante quanto as primeiras consultas!

Mas se ainda está adiando a emissão dos documentos do bebê por achar que é muito difícil ou demorado, saiba que é mais simples do que você imagina!

Observação importante, mamãe: as informações que vou passar  são válidas para a emissão documentos no estado de São Paulo. Para fazer os documentos do bebê residentes em cidades de outro estado, consulte qual o procedimento, pois pode variar um pouco.😉

Vamos fazer o CPF?

Fazer o CPF não exige idade mínima, então seu bebê pode ter um logo após nascer.

Em São Paulo, o CPF já pode ser emitido junto com a certidão de nascimento do seu filho. Se isso não ocorrer, não tem problema! Os Correios, agências da Caixa Econômica Federal ou banco do Brasil fazem este serviço.  O custo é de R$ 7,00.

Para fazer o CPF do seu filhote, não deixe  de ter em mãos  a certidão de nascimento da criança e o documento com foto de quem está levando a criança, no caso o pai ou a mãe.

Pronto! Após fornecer os dados que são pedidos, você já terá o número de um dos documentos do bebê. O Número do CPF é gerado na hora e ao acessar o site da Receita Federal, é possível imprimir o cartão, que não é mais enviado para as residências.

Dica: Faça o CPF primeiro, pois o número dele já sairá impresso no RG.

Agora o RG. Vamos lá?

Não há idade mínima para pedir o RG do seu pequeno. Para emitir este documento no estado de São Paulo, o responsável deve ir até uma unidade do Poupatempo.

É preciso agendar o horário e uma data para tirar o documento, mas faça isso pelo site do Poupatempo. Que fácil, hein?

Ah, a primeira via do RG é gratuito!

Anota aí o que precisa levar para tirar o RG da sua criança:

  • Duas fotos 3 x 4 do bebê- algumas unidades do Poupatempo tiram a foto na hora, então ligue onde agendou e se informe se precisa realmente levar;
  • RG original do pai ou mãe que levar o bebê;
  • CPF impresso da criança, para que o número seja registrado no RG;
  • Certidão de nascimento do bebê – tanto a  original quanto uma cópia.

Ah, não deixe de levar seu neném! Serão colhidas as digitais dos polegares do seu filho.

Bom, mais um dos documentos do bebê já está OK! Mas tenha um pouco de paciência, o RG não fica pronto na mesma hora. Ao final do atendimento, você saberá a data para retirá-lo ou  pode pedir pra entregar via correio. Para essa opção, você vai pagar uma taxa do Sedex que fica no  Poupatempo.

Então escolha qual melhor forma garantir o RG do seu filho e é só aguardar a data! ❤

Bom mamães, eu acredito que os documentos do bebê são importantes e facilitam a vida, que como vocês sabem, para nós é agitada em dobro!

Então espero ter passado a importância de tirar a identidade da criança, e como dá pra fazer isso bem rapidinho!

Tomara que tenham gostado. Um beijo!

Leia mais:

Vida de mãe-historias maternas que comovem!😭❤

Mala da maternidade, separamos 6 dicas importantes para você!

Mulheres Empreendedoras-Filhos costumam parir grandes empreendedoras

Enxoval de bebê – 4 dicas preciosas para você que está nesta fase 😊

 

Valéria Queiroz

Valéria Queiroz

Mamãe de um menino fofo (Biel), publicitária, diretora comercial da Nairuz, bem humorada, acredita que a família é a base de tudo.Foi fisgada por este universo de amor sem medidas, quando ficou gravidinha, desde então mergulhou na maternidade e ama estar conectada com todos que não conseguem manter os pensamentos longe deste assunto. “O universo mamãe é algo incrível”.

Comentários no Facebook