Olá, mamis! O Natal está chegando e que época mais gostosa é essa, não? Pois é nessa época maravilhosa que conseguimos um tempinho com a família e amigos. Afinal, as crianças estão entrando em férias, assim como alguns de nós. Então se está sobrando um espaço de tempo no seu dia e você quer investir em uma ótima atividade, vem comigo! Vamos fazer algo muito produtivo e que estimula a imaginação dos pequenos. O que você acha de pensarmos em enfeites de Natal para fazer com a garotada?

Mas como surgiu essa ideia de fazer enfeites de natal?

Os enfeites são muito populares e em praticamente toda casa, é possível ver um cantinho decorado com inspirações natalinas. Aliás, se tem algo que chama a atenção dentro de casa é uma árvore de Natal bem decorada. Mas deixa eu te contar um pouquinho sobre como pegamos esse costume.

Pois bem, no início, as árvores eram enfeitadas por povos de diversas culturas e religiões. A intenção era celebrar a natureza, mas com o passar do tempo, as pessoas começaram a decorar as árvores em casa. Os enfeites que antes eram frutas passaram a ser: velas, estrelas, rosas e hóstias. Afinal, estes eram símbolos religiosos que representam figuras da bíblia.

Hoje, decorar uma árvore e enfeitar a casa para as festas de fim de ano já é uma tradição universal. E verdade seja dita: nossa casinha fica linda! Aliás, quando for decidir quais serão os enfeites de Natal para fazer com seus filhos, saiba que  vale tudo, pois:

O importante é ter criatividade e se divertir com os pequeninos.

Enfeites de Natal para fazer

Enfeites de Natal para fazer com os pequenos

Como fazer enfeites natalinos sem gastar horrores

Para fazer os enfeites de Natal e garantir a decoração do seu lar, não precisa gastar muito. Aliás, muitas coisas boas são de graça e rendem bons frutos, como vemos neste post.

O segredo é dar uma boa voltinha dentro dos cômodas de sua casa e observar itens que não usa mais, mas que podem ser customizados. Vale até ver se sua criança não tem alguns materiais escolares sobrando, como folhas coloridas, cola, glitter e EVA. Se você tiver tecidos sobrando em casa, está feita de vez! 😎

Então garimpe suas gavetas, pois o que você encontrar pode valer ouro para você e seu pequeno. Até mesmo porque produzir enfeites é uma missão em família e deve ser valorizada.

Inclusive, é uma boa hora para ressaltar a grande importância de participar de atividades com seu pequeno. Lembre-se que os pais são espelhos e referências aos babys, e se você der o bom exemplo, seja na educação financeira, no incentivo ao diálogo sincero ou na autossuficiência em produzir os itens que necessita, o seu pequeno enxergará o mundo com outros olhos e saberá como agir diante de diversas situações.

Temos uma listinha de ideias!

Para que você possa convencer os seus pequenos e fazer enfeites de Natal, libere a bagunça!

Sim, isso mesmo. Já esteja ciente de que os enfeites de Natal para fazer em casa são econômicos mas podem fazer sujeira. Então nada de stress, mamãe. Provavelmente o seu filhote ficará cheio de brilho e cola nas mãos. E os recortes de papel, nem se fala!

Mas nesse momento te dou mais uma dica preciosa: ensine a criança que após as atividades de lazer ela também é responsável pela organização. Todo mundo se divertiu junto, então o pequeno deve ajudar a arrumar a bagunça também! 😉

Mas chega de papo! Aqui vai a seleção de ideias que preparei para você aproveitar com a sua criança:

1- Bola de Natal personalizada

enfeites de natal para fazer

Fonte: Tempo junto

Este é bem fácil. Com tinta e os próprios dedos, você e seu filho podem personalizar as bolas de Natal. Vocês podem enfeitar a árvore ou dar de lembrança. Muito legal!

2-Bonecos de Neve com tampinha

enfeites de natal para fazer

Fonte: Pinterest

Olha que ótima finalidade para tampinhas de refrigerante. Com cola quente, laços, botões e caneta permanente, vocês terão bonequinhos bem delicados. Basta colar três tampinhas em uma tira de fita, dobrar e colar um ponta para pendurar, e depois fazer o rostinho. Se tiver fitas e botões, fica melhor ainda!

3- Iniciais em EVA

Para que todos da casa sintam o quanto são especiais, aqui vai a alternativa perfeita de enfeites de Natal para fazer com os baixinhos: Letras em EVA.

Recorte o EVA  de forma livre, sem molde mesmo. Peça ajuda do pequeno para colar os detalhes como glitter, fitas, botões e algodão. Olha o exemplo:

enfeites de Natal para fazer

Agora é só pendurar na árvore!

4- Guirlandas

As guirlandas são muito tradicionais no Natal, e olha que bacana:

enfeites de Natal para fazer

Essa é feita de prendedores pintados de verde, e ainda segura as fotos da família!

E se a ideia for fazer o pequeno usar ainda mais a imaginação, veja essa:

enfeites de Natal para fazer

Acredite, esta foi feita de papel e os moldes são…mãos!

5- Enfeite de pirulitos

De longe o preferido da garotada! Com uma bola de isopor ou espuma floral, peça ao pequeno que espete os cabos dos pirulitos até preencher todo o espaço.

Enfeites de Natal para fazer

Enfeites de Natal para fazer com os pequenos

 

E por último, mas não menos importante: o globo de neve! Este é lindo e encanta adultos e crianças.

enfeites de Natal para fazer

Maravilhoso!

Você precisa de:

  • Potinho de vidro com tampa;
  • Cola quente;
  • Bonequinhos e enfeites que gostar (deixe a criança ajudar na escolha!);
  • Bola de isopor;
  • Água;
  • Detergente neutro;
  • Glitter ou brocal.

Faça com o seu filho:

Corte a bola de isopor na metade e com a cola quente, cole na tampa para fazer uma “colina”. Cole os bichinhos e personagens em cima dessa curva.  Encha metade do pote com glicerina e a outra metade com água. Adicione algumas gotas (poucas!) de detergente neutro e brocal ou glitter, que será a “neve”.  Pote fechar o pote e confira se não está vazando água. Se estiver tudo ok, é só virar o potinho ao contrário e está tudo certo!

Bom, espero que tenham gostado das dicas. Conforme eu encontrar mais, compartilho com vocês.

Beijos e até breve.

Não deixe de ler: Filho do meio: negligenciado, esquecido, sem papel definido😥