Amamentação exclusiva! Descubra porque deve olhar nos olhos do bebê quando amamenta
Amamentação exclusiva
Hoje trazemos mais um post da série amamentação exclusiva <3. Se e você não leu o anterior clique aqui “O tetê salva vidas”.
Nós já sabemos que a chegada de um bebê muda a nossa rotina inteirinha e de toda família. Principalmente, de nós mamães. Temos que reorganizar nossos horários e tarefas desde o início da gestação, isso não é nada fácil, cá entre nós. Mas o que nos faz mudar tudo são eles, nosso bem maior e geramos junto com eles nosso amor e afeto único, amor de mãe, sem medidas.
Mas vamos ao papo sério e hoje quem compartilhará experiências conosco será a Bruna Cardoso 😉
#Amamentar é sublime
Olá mamães é um prazer enorme fazer parte da Equipe de Colaboradores de conteúdo da Arca Baby e hoje trouxe mais um relato para vocês sobre o aleitamento materno.
Encontramos na internet diversos textos de orientação para as mamães no momento da amamentação. E a maior parte tem os mesmos princípios básicos: indicam posições que facilitam a pega correta, a busca por um ambiente calmo, os problemas e dificuldades pelos quais as mamães de primeira viagem passam.
É um momento único!
Entretanto, dia desses um desses textos, muitas vezes tão populares, me preocupou. Neste, havia uma orientação para as mamães se distraírem assistindo a TV enquanto amamentavam. Para refutar essa dica, vim lhes passar uma informação muito importante. Vem comigo!
#Você deve olhar nos olhos do seu bebê!
Existe uma antiga discussão a cerca do assunto entre grandes nomes da psicanálise e geneticistas. E, eu não tenho a pretensão de comprovar um ou outro. Acredito que, na verdade, um complementa o outro, pois ambos estudam o que acarretam as patologias nos seres humanos. E, ao meu ver, a psicanálise não tem o objetivo de culpar, mas, assim como a genética, apontar um dos possíveis fatores de risco para autismo.
Existem muitas pesquisas que relatam o não olhar da mãe para o filho como um fator desencadeante para o autismo. É claro que a genética é fator fundamental de pré-disposição de inúmeras doenças, assim como essa, mas já é sabido que não é fator determinante. Já o meio em que o indivíduo esta inserido e as experiências que o mesmo vivencia influenciam diretamente em seu desenvolvimento psíquico e físico.
#Amamentar é um ato de amor
Portanto, quando o bebê busca pelo olhar da sua mãe e não o encontra, além da grande chance de gerar insegurança, que irá se refletir ao longo de sua vida. É apontado por especialistas como um dos fatores de risco para o desenvolvimento do autismo. É no olhar da mãe que ele encontra seu porto seguro enquanto é alimentado.
O hormônio do amor <3.
A ocitocina, conhecida como o hormônio do amor, está presente em maior quantidade no organismo no período pós parto. Especialistas citam que ao olharem para o bebê enquanto amamentam, as mães dotam-se de um sentimento que transborda. E este momento é também um dos que mais estimula a produção do leite materno diretamente na fonte, no hipotálamo.
Então mamães, amamentem seus filhos com o seu olhar de amor. Nada pode ser mais importante do que o desenvolvimento saudável de seu filho, pois o Amor alimenta.
Mamães esperamos que tenham gostado do post, deixe seu comentário aqui, com dúvidas, será um prazer ajudar vocês.
Um beijo e um abraço bem apertadooo da Equipe Arca Baby e da Bruna Cardoso.
Veja também as dicas do Dr Daniel Becker sobre a importância da preparação da mulher, para este período de aleitamento materno.
Relacionado
Valéria Queiroz
Posts Populares
- Quais hortifrútis são bons para a saúde do seu filho? 20 de janeiro de 2025
- Dicas de exercícios para gestantes 9 de janeiro de 2025
- Lista de compras no supermercado para seu bebê: o que não pode faltar 9 de janeiro de 2025
- Vantagens dos móveis planejados no quarto 14 de outubro de 2024
- Como contratar uma decoradora de interiores 14 de outubro de 2024
Comentários (4)