Atividades extracurriculares, veja a importância para o desenvolvimento da criança
Atividades extracurriculares que integram experiências e saberes são um diferencial na formação das crianças:
As atividades extracurriculares incluem aprendizado de um novo idioma, balé, natação, futebol, lutas marciais e várias outras. Elas podem constar na grade curricular das escolas particulares e públicas ou não. Essas atividades influenciam as crianças a aprenderem outros conteúdos e preencherem seu tempo ócio.
A escola vai além do suporte teórico:
Atualmente a procura por atividades complementares tem aumentado e mostra que o papel das escolas não é somente dar suporte teórico para seus alunos, mas também contribuir para seu desenvolvimento e postura sociocultural. A comunidade escolar, depois da família, é a referência que o aluno tem em relação a constituição de valores individuais e coletivos, a socialização, tanto nos aspectos afetivos, sociais e culturais.
Além da sala de aula
Ainda que as atividades extracurriculares não constam na grade curricular padrão, quando inseridas nas escolas, são alternativas para complementar os conteúdos básicos. Não é uma regra e nem todas as escolas dão esse suporte extracurricular, mas está na hora dessa falta ser repensada, pois com o trabalho de disciplinas complementares, a escola particular ou pública passa a ser vista como uma instituição que forma cidadãos, não somente estudantes e profissionais.
Cada criança possui seu perfil
Na dose certa as atividades são positivas para o desenvolvimento e formação da criança.Mas para encontrar a ocupação certa. É preciso estar atento ao perfil da criança e assim achar a que mais lhe motivará.
Os cursos extracurriculares são divididos em três principais categorias: corporais, intelectuais e artísticas. Deve-se ficar atento também às idades ideais para dar início aos cursos. A maioria das atividades corporais e artísticas podem ser iniciadas a partir dos seis meses de idade, como a natação.
Benefícios das atividades extracurriculares
Além da aprendizagem que as atividades proporcionam, às crianças que praticam cursos extracurriculares tem a predisposição de serem mais autônomas. Se relacionam melhor no meio social, aprendem a gerar seu tempo e futuramente podem ter um rendimento melhor na faculdade.
Há ainda mais benefícios para as crianças que frequentam atividades extracurriculares, elas adquirem melhor autoestima e passam a se conhecer melhor, e são motivadas a saber lidar desde muito cedo com frustrações e a competitividade, ajudando assim a serem adultos com um bom desenvolvimento humano e pensamentos críticos.
Veja que entrevista interessante da Neuropsicóloga, Deborah Moss, sobre a temperança que nós pais temos que estar atentos:
E falando sobre temperança, veja este artigo que a Pedagoga Tatiane Marcondes, fala sobre os 7 pecados capitais que cometemos na hora de educar nossos filhos.
Espero que tenham gostado do artigo, um beijinho e até a próxima.
Relacionado
Valéria Queiroz
Posts Populares
- Quais hortifrútis são bons para a saúde do seu filho? 20 de janeiro de 2025
- Dicas de exercícios para gestantes 9 de janeiro de 2025
- Lista de compras no supermercado para seu bebê: o que não pode faltar 9 de janeiro de 2025
- Vantagens dos móveis planejados no quarto 14 de outubro de 2024
- Como contratar uma decoradora de interiores 14 de outubro de 2024
Escreva um comentário