Em tempos de coronavírus, não se pode vacilar. Afinal, a doença é altamente infecciosa e com uma taxa de mortalidade considerável. Por isso, é importante conhecer os ingredientes para aumentar a imunidade.

Nosso corpo conta com um sistema de defesa natural, capaz de lidar com grande parte dos vírus e bactérias. É claro que nem todos podem ser derrotados sozinhos, por isso usamos remédios, mas o próprio corpo consegue se livrar de vários.

Para isso, no entanto, é importante estar com o sistema imunológico em dia. E uma maneira de fazer isso é cozinhar com os ingredientes para aumentar a imunidade.

Quer saber quais são? Então siga a leitura!

10 ingredientes para aumentar a imunidade

ingredientes para aumentar a imunidade - use cúrcuma nos ensopados

ingredientes para aumentar a imunidade use cúrcuma nos ensopados

A seguir, veja alguns ingredientes para aumentar a imunidade e poucas sugestões de pratos para encontrá-los!

1. Berries

As berries, como mirtilo, oxicoco, arando-vermelho, airela, groselha-preta, morango, cereja, groselha, amora e framboesa são superalimentos poderosos conhecidos por ajudar no sistema imunológico.

Além de fortalecer as defesas do organismo, esses frutos silvestres estão entre os melhores antioxidantes do planeta. Os antioxidantes são importantes pois são a defesa do organismo contra os radicais livres, pequenas substâncias que danificam as células e causam doenças. Por isso, para fortalecer a imunidade de verdade, você precisará adicionar mais berries na sua vida, seja como suco, seja como o fruto mesmo.

2. Salmão

O salmão é um dos peixes mais importantes a incluir na sua alimentação pois ele é riquíssimo em ácidos graxos, um tipo de substância essencial para aumentar o poder do sistema imunológico do corpo.

O curioso é que o corpo não é capaz de produzir o ácido graxo sozinho e, por isso, é importante adquiri-lo via alimentos como o salmão. Caso você não saiba como fazer um bom prato com esse peixe em casa, pode sempre comê-lo em restaurantes pela cidade.

3, Alho

O alho é outro dos ingredientes para aumentar a imunidade. Ele conta com mais de 100 compostos sulfúricos, além de cálcio e potássio. A combinação permite que ele se torne uma bomba contra microorganismos, sendo excelente para aumentar a força do sistema imunológico.

4. Cúrcuma

A cúrucma é um elemento encontrado no açafrão-da-terra que conta com efeitos poderosos no nosso corpo. Basicamente, ela tem efeito antioxidante como as berries, além de ser antialérgica, anti-inflamatória e ajudar na cicatrização e no tratamento de doenças respiratórias.

Ou seja: é um ingrediente muito poderoso para temperar comidas e deixar o corpo muito mais saudável e protegido contra todo o tipo de infecção.

5. Brócolis

O brócolis é um legume muito saudável, riquíssimo em vitaminas A e C, além de glutationa, um antioxidante poderoso. Por causa disso, o brócolis é um combustível tradicional do sistema imunológico, mas deve ser produzido corretamente.

A maneira certa de preparar o brócolis para seu prato é lavá-lo bem antes de cozinhá-lo e então fazê-lo no vapor e não em contato com a água. Assim, você se livra dos agrotóxicos e pode usufruir do legume.

6. Kiwi

O kiwi é uma fruta muito gostosa e essencial para o nosso sistema imunológico. Isso porque apenas um kiwi tem 50% de toda a quantidade diária de Vitamina C que precisamos. E a Vitamina C é a base de um bom sistema imunológico.

No entanto, não é nem fácil encontrar o kiwi nos mercados, nem é simples achar restaurantes que servem pratos com essa fruta. Por isso, fica mais difícil consumi-la.

7. Gengibre

O gengibre é uma espécie de super-raiz. Esse é um dos ingredientes para aumentar a imunidade mais poderosos, pois tem um efeito praticamente global, atuando em todas as frentes: é antiviral, antibacteriano, antioxidante e anti-inflamatório. ALém disso, ainda ajuda a desintoxicar o sangue e a eliminar as sujeiras nele.

A melhor forma de consumir o gengibre é pelo seu chá ou ralado em saladas e outros pratos do dia a dia, como um sanduíche com cenoura e beterraba também ralados.

8. Iogurte

Especialmente em relação a doenças do trato intestinal, o iogurte é um poderoso ingrediente imunológico. Isso porque ele é composto por bactérias que são amigáveis ao nosso corpo e fortalecem nossa flora intestinal. Na prática, o iogurte elimina elementos patógenos, que causam doenças, e a ajuda a proteger o corpo por dentro.

Na alimentação, pode ser inserido em vários pratos, especialmente como molho para carnes ou em doces de todos os tipos.

9. Açaí

Tecnicamente, o açaí poderia entrar junto com as berries e frutos silvestres, mas ele merece um lugar especial na lista por ser um ingrediente usado em muitos pratos diferentes.

Na prática, essa fruta amazônica conta com muitos antioxidantes e ajuda a proteger as células da invasão de vírus e bactérias. Por isso, deixa o corpo mais saudável, sendo mais eficaz nisso do que morangos ou framboesas, por exemplo.

10. Amêndoas

A amêndoa é um fruto seco muito rico em Vitamina E. Para se ter uma ideia, um copo de amêndoas tem praticamente metade de toda a Vitamina E que um adulto precisa diariamente.

Por causa disso, elas ajudam a melhorar o sistema imunológico, além de prevenir várias outras doenças, como controlar o colesterol e até mesmo combater o câncer.

E aí, o que achou desses ingredientes para aumentar a imunidade? Já pensou em quais receitas vai cozinhar com eles? Então conte pra gente em um comentário abaixo!

Para lhe ajudar, vou deixar duas receitas incríveis: Sopas para fortalecer a imunidade e xarope caseiro.

Recomendo que leia também esta reflexão, Coronavírus : Te convido abrir a janela e ver o outro lado.