Que tosse seca! Tem horas que o cof cof tira a nossa paz 😥
Tosse seca, mocinha ou vilã?
Que a verdade seja dita, o barulho da tosse seca chega dar arrepio em nós mamães! Deixa os filhotes irritados, em alguns caso da ânsia e também levanta suspeita de doenças.
Fora tudo isso, tira o sono das crianças, aliás de toda família.😏 Mas sabia que a famigerada tosse seca, costuma ser benigna na maioria das vezes?
O que é a tosse seca?
A tosse seca em crianças não é algo estranho. Existe uma média que uma criança pode chegar a sofrer por volta de oito gripes por ano, por isso a tosse é um incômodo comum.
Vamos falar mais um pouquinho sobre:
Tosse seca
Se o seu filhote parece que chora com “rouquidão”, tosse, “como se estivesse latindo”, talvez se trate de uma tosse seca, ou seja uma inflamação das vias respiratórias altas. E por afetar a laringe e a traqueia, vem a rouquidão e essa tosse como se estivesse “arrastando” algo.
Essa tosse seca, pode se tratar de um simples resfriadinho também! Sem febre. Tão somente ataques sistemáticos de tosse. Além disso, é um tipo de tosse que fica mais aguda pela noite.
Em todos os casos, mesmo que simples, eu tenho por padrão consultar a pediatra do Biel. Temos que nos precaver, afinal são nossos tesouros!
Por que ocorre a tosse?
Acredite, ela irrita! Mas saiba que é um mecanismo de defesa.🙄 Ela é gerada pelo sistema respiratório, ajuda a eliminar secreções ou corpos estranhos presentes no organismo.
Todos nós estamos sujeitos a aspirar poeira por exemplo. Então a mucosa das vias aéreas produz um bom volume de secreção para expulsar tais agressores, expelidos pela tosse.
Quando devo me preocupar com a tosse?
A verdade é que tudo que saia da nossa rotina, nos preocupa muito! Mesmo que seja uma “simples” tosse. Nós não gostamos de ver nada irritando os nossos filhotes.
Mas eu achei uma explicação da Dra Ana Escobar dada ao G1, que resume o nosso índice de preocupação da seguinte forma, devemos no preocupar quando?
- Quando incide em bebês com menos de 1 ano, especialmente naqueles com menos de 3 meses de idade. Nesta situação, deve-se sempre procurar um pediatra e JAMAIS administrar quaisquer medicações sem prescrição.
- Quando acompanhada de febre e outros sintomas como dificuldade para respirar, dores pelo corpo, dor de cabeça, mal estar ou prostração.
- Quando acompanhada de queimação na região do estômago.
- Quando incide agudamente e forte e persiste depois de um engasgo.
- Quando persiste por mais de 14 dias.
- Quando é incessante e exaustiva.
Não tenho nada contra as farmácias, mas sou contra a auto medicação, por medo! As vezes automedicação inadequada pode fazer muito mais mal do que bem.
Há medidas que possamos tomar que aliviem o sintoma?
Sim, há medidas que ajudam e muito!!! Inclusive faço em casa, que envolve:
- Hidratação, mel, inalação e etc.
Veja este post aqui, que contei dicas excelentes e que faço em casa com o Biel e da muito certo: Como aliviar a noturna infantil.
Espero ter ajudado, em breve vou compartilhar mais dicas sobre este assunto!
bjs e até mais!
Relacionado
Valéria Queiroz
Posts Populares
- Vantagens dos móveis planejados no quarto 14 de outubro de 2024
- Como contratar uma decoradora de interiores 14 de outubro de 2024
- Como eliminar as olheiras 14 de outubro de 2024
- Riscos e efeitos colaterais do botox 14 de outubro de 2024
- A importância do ensaio fotográfico Newborn 3 de outubro de 2024
Comentários (5)